"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro Cultural das Caldas da Rainha intensifica parcerias e abertura à criação local

O Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha divulgou a programação do 1.º semestre, marcada por novas parcerias e uma maior abertura do espaço a agentes culturais da cidade.

Apresentada como “uma viragem numa nova linha de rumo” a programação do CCC para o 1.º semestre de 2023 “abre portas a projetos de grandes dimensões e latitudes, com foco nos agentes culturais locais, muitos de dimensão nacional, numa perspetiva mobilizadora e envolvente”, divulgou a direção.

Entre as novidades para 2023 o diretor do CCC, Mário Branquinho, destaca “o incremento de parcerias com projetos diferenciadores, num território em efervescência criativa”, num ano em que o centro cultural “abre portas a vários acolhimentos, espreitando apoios à criação artística e lançando sementes para o que virá, sustentados numa linha de mediação mobilizadora, para mexer com as pessoas”.

No que toca a artistas nacionais a agenda do CCC inclui este ano concertos de Luísa Sobral, Miguel Araújo, The Gift e da Orquestra Clássica Metropolitana. Ao palco subirão ainda A Garota Não + Femme Falafel, Marina Herlop, Angelica Salvi e Surma, entre outros protagonistas de concertos a realizar no âmbito da Season Impulso, divulgou o CCC em comunicado.

A Odisseia do Teatro Nacional Dona Maria II (TNDMII) levará ao CCC o espetáculo "Casa Portuguesa", de Pedro Penim, seu diretor artístico, e a exposição “Quem és Tu?”, estando ainda agendada, para o grande auditório, a peça “Monólogos da Vacina”, com João Baião a protagonizar as três sessões já esgotadas.

No teatro, destaque ainda para os espetáculos do Teatro da Rainha, companhia residente nas Caldas da Rainha, que a partir deste ano passa a ser “semiresidente” no CCC, onde apresentará as peças “Mandrágora” e “O Filho da Puta”, realizando também várias sessões do ciclo de poesia “Diga 33”.

Num ano em que se lança “Fora de Portas”, o CCC aposta igualmente em levar a outras salas da cidade e dos concelhos vizinhos concertos do Festival de Piano do Oeste.

Lança ainda o programa “Portas de Abril”, que integra um concerto comemorativo do movimento revolucionário saído das Caldas da Rainha a 16 de março de 1974, na senda da revolução que viria a acontecer no dia 25 de Abril do mesmo ano. O programa integra também um concerto tributo às canções de Abril, com André Sarbib e Isabel Campelo.

Em articulação com o Núcleo das Caldas da Associação José Afonso decorrerá uma sessão de apresentação da serigrafia com imagem da Festa da Amizade, que aconteceu na cidade em 4 de fevereiro de 1983, organizada por um grupo de amigos de José Afonso e que consistiu uma das últimas presenças em palco do criador de "Grândola, vila morena".

A música de Zeca Afonso no seu tempo e na atualidade será também tema para uma conversa com o musicólogo Rui Vieira Nery, que estará no CCC em maio.

Relativamente a exposições, além da que está agendada no âmbito da Odisseia Nacional do TNDMII e da que ainda decorre em janeiro (“Partes de mim”, de Filipe Faleiro), destaca-se em fevereiro e março “100 anos Saramago”, com curadoria de António Marques.

O CCC, que viu aprovada uma candidatura no valor de 150 mil euros para instalação de equipamento de cinema digital, cujos contratos foram assinados hoje em Aveiro, vai acolher de 24 a 27 de outubro, a 15.ª edição do Festival de Cinema Art & Tur e sessões mensais das quintas-feiras do Doc Lisboa.

A par, estão previstas, no primeiros seis meses do ano, as exibições dos filmes “Irmão e irmã”, de Arnaud Desplechin, “Memórias de Paris”, de Alice Winocour, "Cesária Évora", documentário de Ana Sofia Fonseca, “Por detrás da moeda”, de Luís Moya, e “Com Amor e com Raiva”, de Claire Denis.

No âmbito da programação serão ainda realizadas as Oficinas Criativas CCC, nas férias da Páscoa, e um Programa de Residências de Criação “que procura contribuir para o desenvolvimento dos percursos dos criadores nacionais e internacionais, através de vários apoios e condições artísticas para a produção e difusão das artes performativas”, conclui o comunicado.


Fonte: Lusa | 20 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,740,104