"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Super Natural", de Jorge Jácome, exibido na Tate Modern em fevereiro e com estreia nacional em março

Super Natural, primeira longa-metragem de Jorge Jácome – projeto do Teatro Praga para o Dançando com a Diferença, criado em colaboração com intérpretes e o realizador – será apresentado no dia 1 de fevereiro na Tate Modern, em Londres, com a presença do realizador, e a sua estreia nas salas portuguesas está marcada para 23 de março.


Filme performativo, Super Natural  fala e escuta, interfere e procura quem está à sua frente. A sua vontade é a de sair da tela para ver e escutar quem o olha, mas também para ser cheirado e visto para lá do que se vê. Nisto é como a voz ou a razão, a estética ou a culinária humana, ou seja, é um modo de sair da prisão das contingências “naturais” focando a sua atenção na atividade da própria experiência. É a saída do corpo, de todos os corpos, sobretudo do próprio. É como um super-poder e neste movimento, concentra-se na imagem, uma existência sensível com a qual se pretende falar. 

Com argumento de Jorge Jácome, André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes, Super Natural é um objeto artístico protagonizado pelos intérpretes da companhia Dançando com a Diferença, atuando em espaços naturais e urbanos exuberantes na ilha da Madeira. 

Com estreia mundial em Berlim, o filme venceu o prémio da crítica (Prémio FIPRESCI) da 72.ª Berlinale e teve ante-estreia nacional na competição de longas-metragens na última edição do IndieLisboa - International Film Festival. O filme chega às salas portuguesas depois de um percurso em mais de 20 festivais internacionais e mais de 15 países por todo o mundo. 

“O que o título faz, e o próprio filme, é pensar na ideia de natural como uma coisa que é expandida, ou seja, que as normas e limitações do que entendemos como sendo natural para nós, é muito mais interessante quanto mais abrirmos possibilidades para pensar sobre isso", explica Jorge Jácome.

O realizador acrescenta ainda que "este filme não quer ser nada para poder ser tudo. Existe esta ideia de que tudo é uma possibilidade, a ficção é uma possibilidade, o documentário é uma possibilidade, o experimental também é. O próprio filme reflete sobre isso, sobre quebrar fronteiras, seja do espectador com o filme, seja de géneros fílmicos, seja de formatos. É como se não quiséssemos nunca delimitar uma ideia de formato".

Super Natural é produzido pela Ukbar Filmes, em coprodução com Dançando com a Diferença e Teatro Praga e a distribuição nacional será realizada por No Comboio. A sessão na Tate Modern realiza-se através da Portugal Film, responsável pela distribuição internacional do filme. 

Sobre o realizador
Jorge Jácome (n. 1988) é um cineasta e artista radicado em Lisboa. Nasceu em Viana do Castelo e cresceu em Macau. Licenciou-se em Realização e Montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, Portugal) e tem uma pós-graduação na Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (Tourcoing, França). Nas suas obras, confundem-se as fronteiras entre documentário e ficção e investigam-se as relações entre utopias, melancolia, desaparecimento e desejo.

Super Natural 
Experimental, Documentário, Ficção
2022, Portugal, 85'

Realização: Jorge Jácome
Argumento: André e. Teodósio, Jorge Jácome, José Maria Vieira Mendes
Fotografia: Marta Simões
Som: Shugo Tekina, António Porém Pires
Montagem: Jorge Jácome
Produção: Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola / Ukbar Filmes; Daniela Ribeiro / Teatro Praga
Co-Produção: Henrique Amoedo / Dançando com a Diferença
Elenco: Alexis Fernandes, Bárbara Matos, Bernardo Graça, Celestine Ngantonga Ndzana, Diogo Freitas, Isabel Gomes Teixeira, Joana Caetano, Maria João Pereira, Mariana Tembe, Milton Branco

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,035,890