Notícias
DGArtes abre candidaturas ao apoio complementar ao programa Europa Criativa
As candidaturas ao apoio complementar ao programa Europa Criativa, do programa de apoio a projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que deveriam ter aberto em setembro do ano passado, abriram hoje, anunciou aquela entidade.
“A DGArtes abriu hoje o procedimento simplificado ‘Programa de Apoio a Projetos – Apoio complementar ao Programa Europa Criativa’, com um montante financeiro disponível de 450 mil euros, com vista a potenciar a participação de entidades portuguesas coordenadoras ou parceiras de candidaturas já selecionados pelo Programa Europa Criativa (Vertente Cultura e Vertente Transectorial – Creative Innovation Lab)”, lê-se num comunicado hoje divulgado.
O prazo limite de abertura das candidaturas a este apoio estava previsto para setembro do ano passado, na declaração anual da DGArtes para 2022.
De acordo com o aviso de abertura, disponível no ‘site’ da DGArtes, “os apoios a conceder destinam-se a projetos executados até ao limite de 36 meses, no período compreendido entre 01 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024”.
No comunicado hoje divulgado, a DGArtes explica que “são elegíveis” a este apoio “projetos de entidades coordenadoras ou parceiras em projetos já selecionados pelo Programa Europa Criativa, nas ‘calls’ de 2021, da Vertente Cultura, nas linhas de financiamento para Projetos de Cooperação Europeia e Plataformas Europeias, e da Vertente Transectorial – Creative Innovation Lab”.
As candidaturas estarão abertas até 21 de fevereiro, podendo candidatar-se “projetos de criação, programação, circulação, desenvolvimento de públicos, edição, investigação e formação, desenvolvidos em território nacional e/ou internacional, nas áreas das artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e cruzamento disciplinar”.
Com a abertura das candidaturas ao apoio complementar ao programa Europa Criativa, ficam abertos todos os concursos de apoio a projetos previstos na declaração anual de 2022.
O concurso limitado para seleção do projeto curatorial e expositivo de representação oficial portuguesa na 18.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, com uma dotação de 350 mil euros, que deveria ter aberto em agosto, abriu em outubro.
Os restantes concursos de apoio a projetos previstos para 2022, nas áreas da criação, programação e internacionalização, com uma dotação total de 9,2 milhões de euros, abriram em 29 de dezembro, estando as candidaturas a decorrer até fevereiro.
Fonte: Lusa | 20 de janeiro de 2023