"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Comemorações do 83.º Aniversário do Nascimento do Maestro Jorge Peixinho

Jorge Peixinho nasceu no Montijo, a 20 de janeiro de 1940. Notabilizou-se como compositor, pianista, crítico, professor, conferencista e animador cultural. 


Teve um papel ímpar na divulgação da música contemporânea em Portugal e da música portuguesa no estrangeiro, objetivos que mobilizaram notavelmente o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, fundado em 1970 e por ele liderado.

Participou em inúmeros Festivais de Música Contemporânea, a nível nacional e internacional, colaborando regularmente com os Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea.

Após a conclusão dos seus estudos de piano e composição no Conservatório de Lisboa, Jorge Peixinho estudou como bolseiro da Fundação Gulbenkian em Roma. Trabalhou com Luigi Nono em Veneza e mais tarde com Boulez e Stockhausen, no âmbito dos Meisterkurse da Academia de Basileia. Participou em 1967 e 1968 nos projetos de composição coletiva promovidos (e dirigidos) por Stockhausen. Em 1972/73, efetuou um estágio no estúdio de música eletrónica IPEM, em Gent (Bélgica) Jorge Peixinho integrou o painel de júris de vários concursos internacionais de composição e foi membro do Conselho Presidencial da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. Faleceu a 30 de junho de 1995.

Disse o compositor sobre a sua obra musical:

“O objetivo da minha música é a construção e organização de um novo e pessoal mundo sonoro. Explorei profundamente e intensivamente todas as relações entre a harmonia e o timbre para construir uma espécie de rede muito densa de sons transformados. A característica principal da minha música é uma espécie de “atmosfera sonora onírica”, na qual surgem pequenas transformações através de artifícios contrapontísticos, filtragens harmónicas e tímbricas, etc. Dou também muita importância à ambiguidade entre a continuidade e a descontinuidade."
("Biografia de Jorge Peixinho" in MACHADO, J. (org.), Jorge Machado - In Memoriam, Editorial Caminho, 2002, pp.21-22)

Por ocasião das comemorações do 83.º Aniversário do Nascimento do Maestro Jorge Peixinho, dia 20 de janeiro 2023, a Câmara Municipal do Montijo irá assinalar esta efemérie, com o seguinte programa:

Programa

Comemorações do 83.º Aniversário do Nascimento do Maestro Jorge Peixinho
20 de janeiro | Jardim das Nascentes - Casa da Música  

15H00 | Inauguração do Mural de Arte Urbana da autoria do artista ASUR
Jardim das Nascentes – Casa da Música

15H20 | Cerimónia de Assinatura de Protocolos no Auditório Casa da Música Jorge Peixinho
- Protocolo de Colaboração com a Companhia Mascarenhas-Martins para promover a atividade regular no Auditório Casa da Música Jorge Peixinho, assente num programa de desenvolvimento cultural.
- Protocolo de Cooperação com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa para investigação e programa museológico, conceção museográfica e produção artística em pintura e/ou desenhos para o espaço da Casa da Música Jorge Peixinho

16H00 | Apontamento Musical com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa - GMCL

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,739,466