"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Convento dos Capuchos vai ter hortas biológicas cultivadas por habitantes da região

Projeto inédito em plena Serra de Sintra recupera tradição iniciada há 400 anos pelos frades franciscanos e fortalece o sentimento de pertença ao lugar. Candidaturas abrem hoje, 16 de janeiro, e a Parques de Sintra assegura formação e acompanhamento aos horticultores selecionados.

Convento dos Capuchos (PSML / José Marques Silva) Horta do Convento dos Capuchos - trabalhos de preparação (PSML) Horta do Convento dos Capuchos - trabalhos de preparação (PSML)

A Parques de Sintra lança um projeto inédito para a criação de hortas biológicas no Convento dos Capuchos, nos mesmos espaços que foram utilizados pelos frades franciscanos que habitaram o Convento, tirando partido das condições excecionais que a Serra de Sintra oferece para a prática da agricultura em plena harmonia com a natureza. Assim, vão ser abertas candidaturas, no dia 16 de janeiro, para o cultivo dos terrenos que estarão a concurso. 

O projeto visa, por um lado, resgatar a tradição iniciada no século XVI pelos frades franciscanos, que cultivavam aquelas terras para obter alimentos e remédios naturais. Por outro lado, ao dar à população local a possibilidade de ter uma horta biológica no Convento, beneficiando no seu quotidiano do melhor que a Serra de Sintra tem para oferecer, pretende-se fomentar junto das novas gerações o sentimento de pertença ao lugar que, ao longo dos séculos, manteve sempre uma ligação profunda à comunidade.

A iniciativa está enquadrada nos objetivos de sustentabilidade que norteiam a estratégia da Parques de Sintra e tem, igualmente, uma vertente de sensibilização ambiental, em linha com a missão da empresa. Promove o modo de produção biológico, a produção integrada e a recriação do uso de práticas agrícolas tradicionais.

Numa primeira fase, estarão a concurso 4 talhões, sendo que o número será posteriormente alargado a um total de 25 parcelas para cultivo. As candidaturas decorrem de 16 de janeiro a 15 de fevereiro e devem ser enviadas para o e-mail hortadoscapuchos@parquesdesintra.pt. Podem candidatar-se pessoas que sejam maiores de idade, residentes no município de Sintra e que expressem a sua concordância com o regulamento do projeto publicado em www.parquesdesintra.pt.

As pessoas selecionadas serão informadas no período de uma semana após o fecho do prazo de candidaturas. Seguir-se-á uma formação inicial, que será aberta à participação de todos os interessados nesta temática, até um máximo de 15 pessoas, após a qual os horticultores poderão iniciar os trabalhos nas hortas que lhes forem atribuídas. Este workshop, dividido em 4 sessões, dotará os participantes dos conhecimentos de que necessitam para se lançarem neste projeto e ajudá-los-á a delinear um plano anual para a sua horta, conciliando os seus hábitos alimentares com o conjunto de espécies que poderão ser cultivadas no espaço.

A Parques de Sintra garantirá o acompanhamento em todas as fases do processo, apoiando os horticultores e a assegurando que a iniciativa cumpre os seus objetivos.

 


 

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2019, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,7 milhões de visitas, 90% das quais por parte de estrangeiros. A PSML é detentora de dez World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2022.

São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

Website | Facebook | Instagram   

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,544,363