"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Do cinema para o palco. "Tudo sobre a Minha Mãe" em Lisboa e Porto

Filme de Pedro Almodóvar inspirou uma peça que chega agora ao palco pela mão do encenador Daniel Gorjão. Com tradução de Hugo van der Ding, numa produção do Teatro do Vão, a peça conta com a atriz Maria João Luis num dos principais papéis.


Era um sonho antigo. Daniel Gorjão confessa que "Tudo sobre a Minha Mãe", do espanhol Pedro Almodóvar, é o seu “filme preferido”. O texto de Samuel Adamson foi agora traduzido para português por Hugo van der Ding e é levado à cena no Teatro São Luiz, em Lisboa, até 22 de janeiro, e no Teatro do Campo Alegre, no Porto, de 27 a 29 de janeiro.

Em entrevista ao programa Ensaio Geral da Renascença, o encenador Daniel Gorjão lembra que “desde que estreou no West End” sempre teve vontade de fazer a peça. “Primeiro como ator, quando o Filipe La Féria quis montar o espetáculo em Portugal. Depois isso nunca aconteceu e fiquei sempre com vontade de o encenar”, conta Gorjão, que agora concretiza esse sonho.

Numa produção do Teatro do Vão, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto e o São Luiz Teatro Municipal, o espetáculo conta com as interpretações de André Patrício, Catarina Wallenstein, Filipa Leão, Filipa Matta, Gaya de Medeiros, João Candeias Luís, João Sá Nogueira, Maria João Luís, Maria João Vicente, Sílvia Filipe e Teresa Tavares. “A escolha do elenco passou por atrizes com quem queria muito trabalhar e que sempre imaginei que poderiam fazer estas personagens”, aponta o encenador.

“Tinha uma vontade muito grande de trabalhar com a Maria João Luis, enquanto atriz. Depois as outras mulheres que fui buscar acho que se encaixam perfeitamente nas personagens. Quis fazer uma peça para atrizes, para que elas possam mostrar da melhor forma possível o seu talento”, explica nesta entrevista que pode ser escutada na Renascença, na sexta-feira, depois das 23h00.

Questionado sobre o conteúdo da peça, Daniel Gorjão responde com rapidez e diz que para si, “Tudo sobre a Minha Mãe” é uma obra “que fala sobre o amor incondicional, sobre amar, olhares nos olhos de alguém e ajudar”. “Elas ajudam-se, estão lá umas para as outras”, conclui.

Mas esta é uma peça com várias camadas. Na opinião de Daniel Gorjão, fala também de “perda e de luto”. “É uma mãe que perde um filho, isso é uma coisa super marcante. E são mulheres que são hiperfortes, todas diferentes entre si, mas que têm fragilidades. Vão vivendo e dando as mãos para que a vida ganhe outro sentido dentro da história”, sublinha o encenador.

No seu percurso artístico, Daniel Gorjão considera que já tem vindo a abordar temas como “o amor e a condição amorosa”. Mas o encenador considera este trabalho “diferente porque é mais sobre o texto e as personagens”.

Desafiado a pensar o que o realizador espanhol Pedro Almodóvar diria sobre a peça que criou, Gorjão ri-se e confessa não saber. Contudo, acrescenta: “Espero que ele gostasse. É uma abordagem diferente, muito minimal, mas a essência e a humanidade das personagens estão lá, por isso espero que ele gostasse".

“Tudo sobre a Minha Mãe” conta com sessões com audiodescrição, a 20 e 22 de janeiro, e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a 22 de janeiro.


por Maria João Costa in Renascença | 12 de janeiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,544,167