"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Da Mesopotâmia à crise migratória: qual é a história do Mediterrâneo, esse mar fértil que liga três continentes?

Berço da ascensão e queda de grandes impérios, espaço de trocas e conflitos, palco de conquistas, reconquistas e expedições de expansão religiosa, o Mediterrâneo tem vindo a desempenhar, desde a Antiguidade, simultaneamente o papel de ponte e de fosso entre territórios, países e culturas que o delimitam.


Mas o que sabemos realmente sobre este ponto nevrálgico de contacto entre os continentes europeu, africano e asiático? Qual o futuro deste espaço continuamente fragmentado entre a divisão e a circulação, o confronto e a cooperação? Como poderá a História ajudar-nos a gerir os grandes desafios contemporâneos deste belo mas frágil mosaico? Conheça a história do maior mar interior do mundo no  Atlas Histórico do Mediterrâneo, uma obra brilhante, que resulta do rigoroso trabalho do historiador francês Florian Louis, em colaboração com o cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff, e que reúne mais de 90 mapas e documentos que sublinham as características singulares do Mediterrâneo. O livro chega às livrarias numa edição Guerra e Paz Editores, traduzida por Luís Filipe Pontes.  

Comerciantes, marinheiros, piratas, corsários, pescadores, peregrinos, cruzados, conquistadores, viajantes, turistas, sábios, migrantes e exilados contribuíram, através dos séculos, para a criação da longa e complexa história do Mediterrâneo. Florian Louis procurou resumir essa história de uma forma rigorosa, mas acessível a todos, no Altas Histórico do Mediterrâneo – Da Antiguidade aos Nossos Dias. 

Segundo o autor, o «Mediterrâneo deve a diversidade que o caracteriza tanto à sua história como à sua geografia. Mais do que separar continentes, ele separa civilizações que apresentam tantas semelhanças como diferenças». É essa a génese explorada neste atlas, que, enriquecido por várias dezenas de mapas do conceituado cartógrafo e geógrafo Fabrice Le Goff, nos permite compreender as várias escalas e as várias trocas que estruturam os equilíbrios mediterrânicos desde a Antiguidade. 

O livro está dividido em cinco períodos principais. No primeiro, é-nos apresentado um mar fértil, que apoiou, de forma significativa, algumas das primeiras unidades civilizacionais da Humanidade, nascidas nas margens dos rios vizinhos, Tigre, Eufrates e Nilo, um mar que viu nascer e crescer os grandes impérios mesopotâmico, grego e romano, um mar que propiciou as condições ideais para a criação da «trilogia mediterrânica» (trigo, oliveira, vinha) e que foi rota da difusão do Cristianismo. 

Nos períodos seguintes, Florian Louis fala-nos de um mar dividido pela irrupção islâmica e implantação de califados, que viria a ser derrubada pelas Cruzadas e pela implantação latina do Oriente. De um mar agitado pelo fim do Al-Andalus, pelas conquistas bizantinas e pelo estabelecimento do Império Otomano. Seguir-se-ia, no rescaldo do crepúsculo otomano, um mar dominado por uma Europa hegemónica. 

Por fim, o autor analisa um mar turbulento que carece de reinvenção. Neste quinto período, Florian fala-nos do processo de descolonização caótica das potências europeias no pós-Segunda Guerra Mundial, da influência do Mediterrâneo no contexto da Guerra Fria e dos desafios contemporâneos que esta região do globo enfrenta. Diz o historiador: «Guerras civis, perseguições e migrações fazem do Mediterrâneo um espaço profundamente doloroso desde a década de 1990. Tudo isto num tempo em que a intensificação da sua exploração económica, nomeadamente pelas indústrias e pelo turismo, ameaça a sua integridade ambiental.»

Um trabalho rigoroso e didático, que nos leva a refletir sobre um frágil mosaico que, uma vez mais, enfrenta o desafio de permanecer um elo entre as suas margens, o Atlas Histórico do Mediterrâneo chega às livrarias de todo o país, numa tradução de Luís Filipe Pontes. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o nono livro de uma coleção aclamada pelos leitores, pela crítica e pelo Plano Nacional de Leitura, a qual foi iniciada pela Guerra e Paz com a publicação do Atlas Histórico de África, a que se seguiram o Atlas do Império Romano, o Atlas Histórico do Médio Oriente, o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, o Atlas do Holocausto, o Atlas do Antigo Egipto, o Atlas da Guerra Fria e o Atlas Mundial da Água. Para breve, a Guerra e Paz prevê a edição do Atlas da Primeira Guerra Mundial, do Atlas Histórico da Escrita e do Atlas das Fronteiras.

Atlas Histórico do Mediterrâneo – Da Antiguidade aos Nossos Dias
Autor: Florian Louis  |  Cartografia: Fabrice Le Goff
Não-Ficção / Atlas
176 páginas · 16,8x24,3 · 20,00 €
Guerra e Paz Editores 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,838