"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mala voadora vai atribuir cinco bolsas de quatro mil euros a artistas emergentes

Candidaturas estão abertas até 31 de janeiro.

A peça Quem vem depois da esperança? de Hilda de Paulo, estreou-se em 2022 no espaço da mala voadora_Paulo Pimenta


A companhia de teatro mala voadora vai atribuir cinco bolsas de criação para artistas emergentes do Porto, no montante de quatro mil euros cada, a selecionar por concurso.

"Artistas Douro" é o nome da iniciativa, com financiamento da Câmara Municipal do Porto e apoio de A Oficina. As candidaturas podem ser enviadas até dia 31 para o endereço de correio eletrónico da companhia, lê-se no site daquela estrutura.

Segundo o regulamento, as bolsas privilegiarão "projetos de natureza experimental" e apenas podem concorrer artistas que tenham, "comprovadamente, residência no concelho do Porto ou aí desenvolvam atividade artística há pelo menos um ano, à data de submissão da candidatura".

Uma das bolsas, "pelo menos", será concedida a artistas que, comprovadamente, tenham concluído formação na área das artes performativas em escolas artísticas do Porto.

Qualquer que seja o número total de membros das equipas artísticas e/ou técnicas concorrentes, as candidaturas são "obrigatoriamente individuais", acrescenta a mala voadora.

Podem candidatar-se ao programa criações originais de qualquer formato no âmbito das artes performativas que se destinem a ser apresentadas num dos espaços de apresentação da mala voadora, na Rua do Almada, acrescenta o regulamento.

Além dos quatro mil euros, cada uma das bolsas contempla residências artísticas de duas semanas, a realizar no espaço de trabalho da mala voadora para os cinco projetos, no Centro de Residências de Campilhas, em Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, para dois dos projetos, e no Centro de Criação de Candoso, espaço d'A Oficina em S. Martinho de Candoso, Guimarães, para três dos projetos.

Os trabalhos finis vão estrear-se na mala voadora, em três sessões, ainda este ano, em datas a acordar com a companhia, que garante apoio nas áreas de produção, comunicação e técnica.

Os resultados das candidaturas, que serão avaliadas tendo em conta a qualidade artística e a sua adequação técnica e logística aos espaços de apresentação da mala voadora, serão comunicados a 15 de fevereiro.

Fundada por Jorge Andrade e José Capela, a mala voadora apresentou o seu primeiro espetáculo em 2003 e é uma estrutura financiada pelo Governo através da Direcção-Geral das Artes (DGArtes).


por Lusa e Público | 5 de janeiro de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,740,112