"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Candidaturas ao Prémio Gulbenkian Património

Até 31 de janeiro, estão abertas as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva. O Prémio distingue projetos relacionados com a valorização do património português.

©SRTC/DRC/Ricardo Faria Paulino


O Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, distingue projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, imóvel ou móvel.

Em homenagem a Vasco Vilalva, mecenas a quem o país muito deve na área da recuperação e da valorização do património, a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu criar um prémio anual com o seu nome.

Atribuído pela primeira vez em 2007, o prémio destina-se a assinalar intervenções exemplares em bens móveis ou imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património. Após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva.

Na edição do ano passado, foram distinguidos:

Prémio:

Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal, promovida pela Paróquia da Sé do Funchal.

Menções Honrosas:

  • Reabilitação estrutural e restauro da Igreja da Misericórdia de Coruche, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Coruche;
  • Recuperação da Moradia Marques da Silva, localizada na Rua Álvares Cabral, nº 103, no Porto.

Regulamento e mais informação disponível AQUI

Visitas
100,558,889