"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu de Lisboa aprofunda ligação à cidade e aos lisboetas

Através de visitas, percursos e simpósios, em 2023 o Museu de Lisboa aprofunda o trabalho de envolvimento com as comunidades lisboetas e de aproximação à realidade da cidade que representa.

O Museu de Lisboa encara o novo ano como uma oportunidade para consolidar o trabalho de aproximação da história de Lisboa à sua realidade contemporânea, através de atividades que se pretendem cultural e social relevantes. 

Janeiro pauta-se pela colaboração com entidades como a Culturgest e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com quem o Museu coorganiza o evento Confrontando o legado da escravatura nos museus e na memória social, que compreende uma conversa com Lonnie D. Bunch III (secretário do Smithsonian Institute), no dia 7 de janeiro, na Culturgest, e um simpósio, no dia 9 de janeiro, no MUNHAC. 

No ano em que decorre em Lisboa a Jornada Mundial da Juventude, o Museu de Lisboa promove a exposição temporária Vita Prima – Os anos de Santo António em Portugal que percorre a vida de Fernando Martins de Bulhões, desde o nascimento em Lisboa à permanência em Coimbra até à saída do país. Numa parceria com os Bens Culturais da Igreja, museus e instituições universitárias, a mostra inaugura em junho, no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta.

Destaque ainda para a exposição temporária Estranha é a repetição do gesto, sobre projetos desenvolvidos mas nunca concretizados para o Teatro Romano de Lisboa. Cassiano Branco, Ricardo Bak Gordon, Conceição e Silva, Daniela Hermano e João Carrasco são alguns dos arquitetos presentes nesta mostra, a inaugurar em maio, que pretende trazer para o espaço público uma reflexão sobre este monumento único da cidade.

O estreitar de ligações do Museu à sua cidade é reforçado com o programa de percursos PERCORRER LISBOA, que este ano inaugura seis passeios, sobre temas tão diversos como a transformação do papel da mulher na sociedade lisboeta, a evolução industrial da cidade e as idiossincrasias de bairros residenciais que se estendem para lá do seu centro, como o Bairro das Colónias ou as Avenidas Novas.

Este ano são também renovados esforços para afirmar o Museu de Lisboa como espaço que promove a acessibilidade, a sustentabilidade, a diversidade e a cidadania, através de atividades de curta duração, como é o caso das visitas, dos percursos e das oficinas, e de projetos de continuidade com escolas e instituições de apoio social, que têm vindo a desenrolar-se ao longo dos anos.
 
Um dos exemplos de sucesso destes projetos de longa duração é o Marcar o Lugar – Encontros no Museu, que este ano ganha uma nova dimensão, com visitas adaptadas e gratuitas destinadas a pessoas com demência e seus cuidadores.

Com uma programação abundante e variada, 2023 começa já a revelar-se um ano promissor no Museu de Lisboa.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,174