Notícias
Caixa Geral de Depósitos anuncia os seis vencedores do concurso de Jovens Artistas
As obras dos seis jovens artistas foram adquiridas num valor global de 48.000€ e passaram a integrar a Coleção de Arte Contemporânea da Caixa Geral de Depósitos.
Adriana Progranó, Dayana Lucas, Fernão Cruz, Igor Jesus, João Gabriel e Sara Mealha são os vencedores do Concurso Caixa para Jovens Artistas 2022, uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos destinada a jovens entre os 25 e os 35 anos.
As obras destes seis jovens artistas serão adquiridas num valor global de 48.000€ e passam a integrar a Coleção de Arte Contemporânea da Caixa Geral de Depósitos.
Segundo o comunicado enviado às redações, o concurso pretende "reconhecer e estimular a jovem produção artística na área das artes visuais", inaugurando um novo capítulo e "abrindo portas às gerações mais novas".
A decisão foi tomada pela Comissão de Aquisições da Coleção da CGD, composta por Emílio Rui Vilar, Presidente da Comissão de Aquisições da CGD; Maria da Graça Carmona e Costa, Presidente da Fundação Carmona e Costa; Isabel Carlos, Curadora Independente e Crítica de Arte; Raquel Henriques da Silva, Historiadora de Arte e Coordenadora do Instituto de História de Arte (FCSH-UNL) e Delfim Sardo, Curador e Administrador do Centro Cultural de Belém.
Criada em 2006, a Culturgest é "responsável pelo estudo, gestão, divulgação e conservação das cerca de 1800 obras de arte da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalação", lê-se no comunicado.
Diário de Notícias | 28 de dezembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias