"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Trabalho da cenógrafa Rita Lopes Alves selecionado para a 15.ª Quadrienal de Praga

O cenário de Vida de Artistas integrou a última encenação de Jorge Silva Melo, estreada postumamente a 23 de março.

 Vida de Artistas foi o último espectáculo de Jorge Silva Melo, estreado já a título póstumo_Jorge Gonçalves


O cenário de Rita Lopes Alves para a última encenação de Jorge Silva Melo, a peça Vida de artistas, de Nöel Coward, foi selecionado para a 15.ª Quadrienal de Praga – PQ23, que terá lugar em junho na capital da República Checa.

De acordo com um comunicado da Direção-Geral das Artes (DGArtes) divulgado no seu site oficial, o trabalho da cenógrafa integrará a secção Fragmentos II: A Magia da Escala daquele evento internacional dedicado à cenografia e à arquitetura teatral.

A derradeira encenação de Jorge Silva Melo estreou-se a 23 de março deste ano no Teatro São Luiz, em Lisboa, cerca de uma semana após a morte do encenador. Rita Lopes Alves assina a cenografia e os figurinos da peça, nascida de uma co-produção entre os Artistas Unidos, o Teatro Nacional São João e o São Luiz Teatro Municipal.

Assim sendo, salienta a DGArtes, "Portugal estará representado em três secções da Quadrienal de Praga 2023".

A representação oficial portuguesa, escolhida pela DGArtes através de um concurso limitado, será da responsabilidade da cenógrafa Ângela Rocha, que levará o seu projeto Metade dos Minutos à secção Países e Regiões.

Além disso, a DGArtes convidou a Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN) "para realizar a curadoria do projeto a apresentar na secção Estudantes, tendo sido proposto o projeto coletivo HODO: Unique Journeys, que envolve a participação de várias escolas superiores de diversas regiões do país que lecionam cursos de cenografia e design".

A PQ23 decorrerá entre 7 e 18 de junho.

Na última edição da Quadrienal de Praga, em 2019, Portugal esteve representado com o projeto Windows, de José Capela, que esteve integrado na secção Países, ocupando pela primeira vez a área central do principal espaço expositivo, considerado o coração do evento desde que foi fundado, em 1967.


por Lusa in Público | 22 de dezembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,526