"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Palacete do Morgado da Casa da Cova / Condes de Sampayo abriu ao público

O Palacete do Morgado da Casa da Cova / Condes de Sampayo, localizado no Largo do Descarregador, em Alhos Vedros, abriu ao público no dia 17 de dezembro, após a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação, com uma exposição da Coleção Régia, um conjunto de pinturas do século XVIII que retratam e representam os reis de Portugal, da autoria do pintor e retratista Miguel António do Amaral.


“É com imenso orgulho que inauguramos e apresentamos este novo equipamento da rede de infraestruturas culturais do concelho da Moita, um novo e importantíssimo recurso cultural que projeta o Palacete do Morgado da Casa da Cova / Palacete Condes de Sampayo como a futura sede do Museu Municipal da Moita”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, na abertura.

O presidente Carlos Albino referiu ainda que “os serviços municipais de cultura estão a preparar o programa museológico para o futuro Museu Municipal, tendo como desafio assegurar os requisitos que permitam a sua credenciação e integração na Rede Portuguesa de Museus”.

O Palacete Condes de Sampayo ficou funcionalmente ligado ao Moinho de Maré da Azenha, constituindo-se assim um único espaço cultural com versatilidade e condições para acolher projetos culturais e artísticos de diferentes naturezas e caraterísticas, desde exposições a conferências, passando por pequenos espetáculos.

A primeira fase da intervenção de conservação e restauro do Palacete, um projeto do atelier Víctor Mestre - Sofia Aleixo arquitetos, representou um investimento de mais de 920.000,00 euros, cofinanciado pelo Lisboa 2020 | Portugal 2020 | União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Prevê-se ainda para este mandato uma segunda fase para conclusão do projeto.

O Palacete está agora aberto ao público em geral com a exibição da Coleção Régia, que se encontra à guarda do Município desde finais do século XIX, e é única no país, sendo constituída por 26 quadros, dos quais 19 integram esta exposição e são exibidos ao grande público pela primeira vez.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,568,114