Notícias
Carnaval de Estarreja 2023 será um êxito
O Carnaval de Estarreja é um evento âncora da política cultural municipal e é um forte fator de atratividade turística ao território, alavancando a dinâmica da economia local.
A edição de 2023 já teve início em todas as sedes dos grupos, mas, na passada semana, foram assinados protocolos de cooperação com os grupos de Carnaval. Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realçou as dificuldades que tanto a autarquia como as famílias têm enfrentado referindo que “não há aumentos, mas também não há recuos, em termos do que é o financiamento normal.”
Pedro Silva, presidente da Associação de Carnaval reiterou que as dificuldades são muitas, contudo garantiu que “todos os grupos estão empenhados e com vontade de tornar a edição de 2023 um êxito.”
112 mil euros é o valor atribuído às 4 escolas de samba e aos 7 grupos de folia. A vereadora da cultura, Isabel Simões Pinto explicou que este valor corresponde a 110 euros por elemento, num máximo de 45 nos grupos de folia e 110 nas escolas de samba. Anunciou ainda um “upgrade” dirigido aos carros alegóricos de 2250 euros.
A autarca aproveitou o momento para realçar o investimento da Câmara Municipal na requalificação do Pavilhão dos Curtumes, dotando-o de infraestruturas básicas, para além da substituição total da cobertura, para que os grupos tenham melhores condições de trabalho este Carnaval. “Apesar de ainda não ser o espaço que ambicionamos e que queremos designar por “Fábrica do Carnaval”, este é o primeiro passo que evidencia o esforço e o compromisso da Câmara Municipal, assumindo no âmbito do programa de reposicionamento e requalificação do Carnaval de Estarreja, em garantir um espaço de trabalho com todas as condições para grupos de folia e Escolas de Samba, permitindo que expandam a sua capacidade criativa e apresentem carros alegóricos cada vez mais bonitos e imponentes, a desfilar no nosso Carnaval.”
Relativamente a uma das marcas identitárias do carnaval e única em todo o país, as Marchas Luminosas, Isabel Simões Pinto destaca a importância da presença e do envolvimento de todos os grupos, mas também da comunidade Estarrejense “Queremos que todos, sem exceção, saiam à rua para celebrar o entrudo”, frisou.
Na cerimónia, a vereadora da cultura comunicou que o Município vai apostar num novo modelo de programação das noites, com o objetivo de reforçar o sentimento de pertença e de maior identidade da nossa comunidade com a festa carnavalesca, fomentando maior dinâmica da economia local e, consequentemente, do Carnaval de Estarreja. “Regressaremos à Praça Francisco Barbosa com o espaço da folia para celebrar as origens do nosso Carnaval, com a reinterpretação da centenária Batalha das Flores e com uma programação num formato que se retende familiar, inclusivo e acessível a todos os que queiram visitar o Carnaval de Estarreja. Este novo modelo pretende afirmar o envolvimento e compromisso de todo o comércio local do centro urbano da cidade, particularmente da área de restauração, bebidas e similares, promovendo a circulação de públicos entre a praça, com o que estará a acontecer no Espaço Folia, e os bares/cafés, desde o Sítio do Carnaval até à Avenida Visconde de Salreu”, explicou.
Tudo está a ser preparado para dar início a uma das maiores festas da região. Isabel Simões Pinto acredita que “com toda a criatividade e capacidade que os grupos de folia e as escolas de samba, e o envolvimento da comunidade, estão reunidas as condições para sair e termos um grande Carnaval.”
Datas para anotar na agenda de 2023:
- 11 de fevereiro – festa de abertura do Carnaval;
- 12 de fevereiro – Desfile do Carnaval Infantil;
- 15 de fevereiro – Marchas Luminosas;
- 17 de fevereiro - Desfile Noturno das Escolas de Samba;
- 19 e 21 de fevereiro – Grandes Corsos do Carnaval de Estarreja.