Publicações
Em 2023 chega às livrarias, bibliotecas e casas portuguesas o livro infantil acessível
A Trienal de Lisboa vai editar, no final do primeiro trimestre de 2023, o livro infantil acessível "Uma casa é uma montanha é um chapéu".
Destinado ao público entre os 6 e os 10 anos, o livro é um álbum ilustrado tátil sobre a casa, que inclui cores e alto relevo, letras grandes e texto em Braille para poder ser lido por todas as crianças, incluindo as crianças cegas ou com baixa visão. É um livro para ler e sentir de maneiras diferentes - como a arquitetura.
O projeto nasceu há dois anos com o financiamento inicial da Direção-Geral das Artes. Para completar este financiamento, e também para reduzir o valor final do livro - tornando-o num livro infantil acessível, também acessível aos bolsos portugueses - a Trienal criou um crowdfunding, que fechou em maio de 2022 e superou o valor inicialmente solicitado, sinal de que os vários públicos que seguem a Trienal apoiam e reconhecem a importância da inclusão social desde tenra idade.
O livro conta com ilustrações da editora Planeta Tangerina, a conceção táctil da Locus Acesso e o apoio da Prateleira de Baixo na pesquisa inicial de álbuns e livros infantis relacionados com a arquitetura.