"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Primeira Idade, de Alexander David, selecionado para o Festival de Roterdão

A primeira longa-metragem de Alexander David – uma produção Primeira Idade – foi selecionada para o festival de Roterdão (IFFR 2023), que terá lugar de 25 de janeiro a 5 de fevereiro.


O filme leva-nos até uma ilha quadrada, onde vive uma comunidade isolada, cercada por uma floresta, habitada unicamente por crianças. Nenhuma delas sabe falar. Temem envelhecer. Quando uma delas alcança a idade adulta é expulsa da ilha. Um dia, uma miúda pequena e curiosa ouve um assobio vindo de dentro da floresta que a atrai.

Com A Primeira Idade, Alexander David quis “propor a construção de uma realidade regida segundo regras infantis. Nesta ilha, o conceito de idade adulta é rejeitado. A comunidade de crianças vive de acordo com regras estritas: quando se tornam adultos são expulsos, para que os demais não presenciem o seu envelhecimento. Acreditam num ritual que previne a velhice: a criança deverá saltar de uma ravina abaixo para o oceano na esperança de ser transformada num “peixe eterno”. A juventude é exaltada e é o lugar da felicidade. As personagens mais velhas (monstros antigos que habitam a floresta) são vistos como algo repugnante e medonho. É uma narrativa que ecoa de forma perversa mas literal os contos infantis e a imaginação dos jovens atores amadores com quem construí o filme, ao longo de oficinas de representação e criação passadas juntos. Procurei encontrar formas cinematográficas que materializassem as imagens que criámos juntos”.

O realizador acrescenta ainda que lhe cativam "os mundos aos quais apenas as crianças conseguem aceder. E os filmes que representam, e portanto nos recordam, da forma como todos começámos por ver o mundo, e os universos que já foram os nossos. Filmes feitos dos desejos e medos infantis, tão estranhos e assustadores quanto estes podem ser. Também eu quero construir mundos assim, alegorias que refletem sobre o crescimento e a transformação. Onde o seu mundo individual se transforma na sua revolução individual".

A Primeira Idade foi filmado na aldeia onde Alexander David cresceu, Vilamar, no concelho de Cantanhede e “começou tudo como um pequeno curso livre de verão dedicado à representação com crianças e adolescentes que casualmente apareceram, e que foi crescendo até se tornar um filme. Muita gente da terra envolveu-se em áreas diferentes, da produção à direção de arte e ao guarda-roupa, gerando-se uma dinâmica na comunidade, alargando perspetivas, dando origem a um novo sistema de produção cujos resultados não poderiam ter sido alcançados através de nenhum outro modelo.”

Sobre o realizador

Alexander David desempenhou papéis em trabalhos de realizadores como João Pedro Rodrigues, Gabriel Abrantes, João Botelho, ou Rita Nunes. Colaborou como director de casting com Catarina Vasconcelos (A Metamorfose dos Pássaros),  Marie Fages (Atér) e Aurélie Oliveira Pernet (As Sacrificadas). 

A Primeira Idade é o seu primeiro filme realizado, estando neste momento em pós-produção a sua curta-metragem de ficção, financiada pelo canal ARTE TV, pelo CNC - Centre National du Cinéma em França, e pelo ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual em Portugal. 

Alexander é formado em Representação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo anteriormente completado Estudos Teatrais na Universidade de Évora.

Sobre a produtora

A Primeira Idade é uma estrutura de produção de cinema. Concebida como um espaço de pesquisa permanente por modelos de produção cinematográficos, procura cultivar para cada filme um dispositivo de produção único, num processo aberto à descoberta de novas formas de fazer cinema e à redescoberta das melhores práticas do passado. Produziu A Metamorfose dos Pássaros, candidato oficial de Portugal aos Óscares de 2021, distinguido com os prémios FIPRESCI para Melhor Filme da Berlinale Encounters, Melhor Filme da secção Zabaltegi-Tabakalera no Festival de San Sebastian, o Grand Prix do festival New Horizons, entre mais de 30 outras distinções internacionais, e atualmente disponível na Netflix para todo o mundo. A Primeira Idade produziu curtas e documentários estreados em Cannes, na Berlinale, em Roterdão, no Visions du Réel, Jihlava, entre outros.

A Primeira Idade
82', Portugal, 2023

Elenco
Ágata de Pinho
Sara Gabriel
João de Rosário
Rodrigo Marujo
Eder Ventura
Joana Ribeiro

Realizador
Alexander David

Assistentes de Realizações
Jorge Braz Santos
Pedro Vaz Simões
Joana Lages

Montagem 
Tiago Siopa 

Fotografia
João Gambino

Desenho de Som
Miguel Martins

Departamento de Arte
Alexander David
Pedro Vaz Simões
Joana Lages
Raquel Cartaxo
Nádia Henriques

Desenhos
Ariana Couvinha

Grafismo
Igor Ramos

Desenho do Cartaz 
Ivo Francisco

Produtores
Pedro Fernandes Duarte
Fernando Delgado
Manuel Cartaxo
Alexander David

Estrutura de Produção
Primeira Idade

Apoiado financeiramente por 
Instituto do Cinema e do Audiovisual e Fundo de Apoio ao Cinema IndieLisboa

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,247,724