"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Natureza Humana" e "Pátio do Carrasco" em estreia mundial no IFFR

Os filmes de Mónica Lima e André Gil Mata têm a sua estreia mundial na Competição Ammodo Tiger do Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR), que decorre de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023.


Natureza Humana
 (Portugal/ Alemanha, FIC 25′), realizado por Mónica Lima, parte de um apartamento numa cidade em confinamento, para expandir um dia entre o início da primavera e o fim do verão, na vida de desencontros de um casal. O filme é produzido pela produtora Uma Pedra no Sapato, em co-produção com a DFFB e a New Matter Films.

Pátio do Carrasco (Portugal, FIC, 46'), de André Gil Mata, é uma adaptação do conto 'Um Fratricídio', de Franz Kafka, sendo a narrativa construída através de sobreposições do mesmo momento presente, na perspetiva de quatro personagens: Schmar, o seu irmão Mr. Wese, Mrs.Wese e o vizinho Pallas. Realizado com o apoio da Filmaporto Film Commission, o filme é produzido pelas produtoras Primeira Idade, a Rua Escura e a Agente a Norte

Os filmes de Mónica Lima e André Gil Mata têm a sua estreia mundial no âmbito da Competição Ammodo Tiger do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que decorre de 25 de janeiro a 5 de fevereiro.

  MÓNICA LIMA estudou Artes-plásticas/Pintura em Lisboa e Escrita e Realização em Praga e Berlim. As suas curtas- metragens 'O Silêncio entre Duas Canções', 'Viktoria' e 'Verão Saturno'  foram exibidas em diversos festivais internacionais e nacionais (Angers Premiers Plans, Leuven, Dresden, Vila do Conde) e distinguidas com prémios e menções. Profissionalmente tem trabalhado como argumentista e script advisor, assim como assistente de realização em cinema e publicidade. Encontra-se atualmente a desenvolver a sua primeira longa-metragem de ficção, que recebeu o apoio financeiro para Escrita e Desenvolvimento do ICA, tendo sido ainda selecionada para o Les Arcs Talent Village e para a residência de Escrita e Realização do Oxbelly Lab (Sundance/Faliro House).

  ANDRÉ GIL MATA é realizador, argumentista, ator e diretor de fotografia. Doutorou-se em realização cinematográfica pela film.factory, em Sarajevo. Fundou o laboratório Átomo47 e a   produtora Bando à Parte, sendo co-fundador da cooperativa Rua Escura. Em 2010 foi selecionado para o Berlinale Talent Campus. 'Arca d’Água', o seu filme de estreia, recebeu vários prémios, seguindo-se 'Casa', com estreia no IndieLisboa’01. 'O Coveiro' (2012) recebeu os prémios Melliers l’Argent, Melhor Filme MotelX, Melhor Animação FIKE e Caminhos de Cinema Português. 'Cativeiro' (2012) recebeu o prémio DocAlliance em Cannes (2013), sendo galardoado no DocLisboa, Curitiba e Cáceres. 'Kako sam se Zaljubio u Evu Ras' recebeu uma Menção Especial no FIDMarseille (2016). 'Drvo – A Árvore' (2018), a sua última longa-metragem, teve estreia mundial no Berlinale Forum (2018) e foi premiada em Lima, Lisboa e Coimbra. Encontra-se em pós-produção a sua mais recente longa metragem 'Sob a Chama da Candeia'. 'Pátio do Carrasco' é o seu filme mais recente.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,232