Notícias
"Os Fabelmans" a obra mais pessoal de Steven Spielberg chega aos cinemas
Nomeado a 5 Globos de Globos de Ouro®, e a 11 Critics Choice Awards, incluíndo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, ‘OS FABELMANS’ de Steven Spielberg estreia em Portugal na semana em que um dos realizadores mais famosos do mundo completa 76 anos de idade.
Inspirado na infância de Steven Spielberg reconhecido pela crítica com um dos melhores filmes do ano, ‘OS FABELMANS’ é o retrato íntimo do nascimento da paixão do realizador, cuja carreira cobre já um terço da história do cinema, pela sétima arte.
Em 45 anos dedicados à realização, Spielberg não só produziu os maiores êxitos do cinema de entretenimento como conseguiu tocar, praticamente, todos os géneros cinematográficos, estando já a trabalhar em novos projetos para o próximo ano.
‘OS FABELMANS’ é uma memória cinematográfica e uma homenagem às forças e à família que moldaram a vida e a carreira do realizador.
Protagonizado por Michelle Williams, Paul Dano, Gabrielle LaBelle e Seth Rogen, entre outros atores, ‘OS FABELMANS’ transporta-nos para a intimidade, a felicidade e também o drama dos primeiros anos de vida de um dos realizadores mais importantes e talentosos do mundo.
‘OS FABELMANS’ é realizado por Steven Spielberg e o argumento é de Spielberg e do dramaturgo vencedor de um Prémio Pulitzer Tony Kushner (‘Anjos na América’; ‘Caroline’ or Change’), nomeado para Óscares® pelos argumentos dos filmes de Spielberg ‘Lincoln’ e ‘Munique’. A música (nomeada aos Globos de Ouro® na categoria de Melhor Banda Sonora) é de John Williams (‘A Lista de Schindler’, Tubarão), vencedor de 5 Óscares da Academia.
‘OS FABELMANS’, ‘o filme de Spielberg pelo qual esperámos 45 anos’estreia na próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, nos cinemas portugueses.
Sinopse:
‘OS FABELMANS’ é o retrato profundamente pessoal de uma infância americana no século XX. Uma memória cinematográfica das forças e da família que moldaram a vida e a carreira do realizador. É a história universal sobre o amadurecimento de um jovem solitário que persegue os seus sonhos aborda o amor, a ambição artística, o sacrifício e os momentos de descoberta que nos permitem conhecer com clareza e compaixão a verdade sobre nós próprios e os nossos pais. Sammy Fabelman (Gabrielle LaBelle; O Predador, a série American Gigolo) está empenhado em fazer cinema, um interesse que é exaltado e defendido pela sua mãe com veia artística, Mitzi (Michelle Williams, nomeada quatro vezes para Óscares®).
O pai de Sammy, o bem-sucedido cientista Burt (Paul Dano: ‘The Batman’, ‘Haverá Sangue’), apoia o trabalho de Sammy mas considera-o um passatempo pouco sério. Ao longo dos anos, Sammy torna-se um autêntico documentarista das aventuras da família e realiza produções cinematográficas amadoras cada vez mais elaboradas, protagonizadas pelas irmãs e amigos. Aos 16 anos, Sammy é simultaneamente o principal observador e arquivista da história da família. Mas quando se mudam para oeste, Sammy descobre um facto desolador sobre a mãe que vai redefinir a relação entre os dois e alterar o seu futuro e o de toda a família.
Género: Drama
Elenco: Michelle Williams, Paul Dano, Gabriel LaBelle, Seth Rogen
Realização: Steven Spielberg
Argumento: Steven Spielberg e Tony Kushner
‘‘Os Fabelmans’ é, como o título diz, uma espécie de fábula maravilhosa em grandes e pequenos aspectos’.
‘The New York Times’ - Manohla Dargis
‘Orson Welles disse que fazer Cidadão Kane foi como receber o melhor comboio elétrico do mundo. Esse é o sentimento comunicado por Steven Spielberg’.
The Times - Tom Charity
A 22 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS