"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova temporada da Culturgest com Victor Hugo Pontes, Tó Trips e Lia Rodrigues

A nova temporada da Culturgest arranca em fevereiro com o espetáculo de música contemporânea Suite nº 4, de Joris Lacoste, Pierre-Yves Macé e Sébastian Roux, intepretada pelo Ensemble Ictus.

A nova coreografia de Victor Hugo Pontes , Corpo Clandestino, será apresentada em fevereiro_Estelle Valente


Uma coreografia de Victor Hugo Pontes, um espetáculo de Joris Lacoste, concertos de Tim Hecker e Tó Trips e um cine-concerto com "uma raridade do cinema mudo" fazem parte da nova temporada da Culturgest, em Lisboa, anunciada esta quinta-feira.

Desenhada pelo programador Mark Deputter, a nova temporada da Culturgest arranca em fevereiro com o espetáculo de música contemporânea Suite nº 4, a última de uma série de suites de Joris Lacoste (direção), Pierre-Yves Macé (composição) e Sébastien Roux (sonorização) a interpretar pelo Ensemble Ictus. Depois de Lisboa, Suite n.º 4 será apresentado no Teatro Municipal do Porto.

Em fevereiro, a Culturgest acolherá ainda a estreia de Corpo Clandestino, nova coreografia de Victor Hugo Pontes para repensar a "normatividade dos corpos", e dará palco ao músico Tomás Wallenstein, dos Capitão Fausto, com canções a solo de um álbum que irá chamar-se Vida Antiga.

Da programação revelada para 2023, na dança e teatro, a Culturgest propõe t u m u l u s, "um espetáculo deslumbrante visual e musicalmente", de François Chaignaud e Geoffroy Jourdain, que também estará no Teatro Municipal do Porto.

Haverá ainda palco para novas coreografias da brasileira Lia Rodrigues — Fúria e Encantado, em Abril — e da portuguesa Tânia Carvalho, com Versa-vice, em Maio. Gil Mendo, um dos fundadores da Escola Superior de Dança e que morreu este ano, será recordado com "uma maratona de performances e quatro conversas".

No programa de música, além de Tomás Wallenstein, a Culturgest será ponto de paragem para a norte-americana Nina Nastasia e para os canadianos Owen Pallett e The Hidden Cameras — que também atuarão noutros palcos do país em 2023.

A Culturgest revela que o guitarrista Tó Trips terá um novo álbum, Popular Jugular, a apresentar ao vivo em março, e que os Glockenwise vão mostrar as novas canções de Gótico Português em maio. Dave Douglas e Joey Baron, Swans e Tim Hecker completam as propostas musicais até ao verão.

No cinema, o destaque vai para o cine-concerto, a 31 de março, que assinala os cem anos do filme Os Faroleiros (1922), "raridade do cinema mudo português", realizado pelo francês Maurice Mariaud. O filme será exibido com uma nova banda sonora encomendada pelo Batalha Centro de Cinema ao compositor Daniel Moreira e que será interpretada ao vivo pelo The Arditti Quartet (depois da estreia, no dia 22 do mesmo mês, no Batalha, no Porto).

O filme Os Faroleiros "esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede", lembra a Culturgest.

Nas artes visuais, a Culturgest acolhe exposições de Peter Wachtler, Sónia Almeida, numa primeira retrospetiva desta artista, e de Ana Santos.

Toda a programação da Culturgest, a fundação da Caixa Geral de Depósitos, poderá ser consultada em www.culturgest.pt.


por Lusa in Público | 15 de dezembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,609