"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Godard e Straub na Cinemateca em janeiro

No centro da programação da Cinemateca em janeiro de 2023 estarão duas figuras monumentais da história do cinema, desaparecidas nos últimos meses de 2022: Jean-Luc Godard e Jean-Marie Straub.


Sobre Jean-Luc Godard, a quem a Cinemateca dedicou anteriormente três retrospetivas e duas edições da rubrica “Histórias do Cinema”, a proposta é um vasto programa centrado em títulos menos vistos do realizador, sobretudo das décadas de 1970 e 1990, sem esquecer alguns dos filmes do início e do fim da obra do cineasta.  Uma obra que, em todos os seus momentos, da abertura à conclusão, não parou de abrir caminhos que nunca se sonhou existirem, e que constitui hoje um corpus absolutamente decisivo – porventura o mais decisivo da segunda metade do século XX e deste início de século – para um entendimento não apenas da História do Cinema, mas da essência da História e do Cinema.

Contemporâneo de Godard e autor de uma vastíssima obra assinada em colaboração com a sua companheira Danièle Huillet, Jean-Marie Straub é outro dos homenageados do mês. De Straub a solo e da dupla Straub-Huillet será apresentado um conjunto de filmes que vão desde a fase inicial (PEQUENA CRÓNICA DE ANNA MAGDALENA BACH) ao título final (LA FRANCE CONTRE LES ROBOTS). Um conjunto que testemunha a enorme, radical e solitária coerência de uma obra que se tornou num magnífico continente isolado na História do Cinema, e que a Cinemateca visitou por duas ocasiões, a primeira em 1998 (na presença de Danièle Huillet e de Jean-Marie Straub), a última em 2018, além de, mais uma vez, lhe ter dedicado uma memorável edição da rubrica “Histórias do Cinema”, conduzida por Alberto Seixas Santos em 2012.

Janeiro será ainda o tempo de dois outros grandes ciclos e de uma evocação fundamental: o ciclo “Nas Terras dos Faraós” (organizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a pretexto da exposição “Faraós Superstars”), uma homenagem a Gloria Grahame, no ano em que se assinalam os 100 anos do nascimento da atriz, e uma breve e justíssima evocação de António da Cunha Telles, nome incontornável do Cinema Português desde o início da década de 60 em múltiplas frentes de atividade (Produtor, Realizador, Distribuidor e Exibidor), falecido no passado mês de novembro.

Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,813,064