"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

José Tolentino Mendonça vence primeira edição do prémio Ilídio Pinho

O prémio visa homenagear personalidades que se dedicam à “promoção e defesa dos valores universais da portugalidade”.

Foto de Nuno Ferreira Santos

O cardeal português José Tolentino Mendonça venceu a primeira edição do prémio Ilídio Pinho, atribuído nesta quarta-feira pela fundação com o mesmo nome a personalidades que se dedicam à “promoção e defesa dos valores universais da portugalidade”.

De acordo com uma nota da sua editora, a Quetzal, a entrega do prémio, com um valor pecuniário de 100 mil euros, vai ter lugar na próxima segunda-feira, 19 de dezembro. O júri foi composto pelos presidentes da câmara de Lisboa, Porto e Vale de Cambra, e pelos reitores das universidades do Porto, Aveiro, Católica e Trás-os-Montes.

José Tolentino Mendonça foi em 26 de setembro nomeado pelo Papa Francisco prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação.

O Dicastério para a Cultura e Educação reúne as responsabilidades que até agora estavam atribuídas à Congregação da Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura, ficando com a tutela, nomeadamente, da rede escolar católica do mundo inteiro, com 1360 universidades católicas e 487 universidades e faculdades eclesiásticas com 11 milhões de alunos e outras 217 mil escolas com 62 milhões de crianças. O cardeal madeirense Tolentino Mendonça também coordenará o diálogo da Igreja universal com o mundo da cultura.

José Tolentino Calaça de Mendonça, que foi criado cardeal em 5 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco, nasceu em dezembro de 1965 em Machico, ilha da Madeira, destacando-se como sacerdote, professor e poeta, tendo publicados cerca de 45 títulos, maioritariamente de poesia, mas também ensaio, teatro e teologia.

O cardeal português chegou ainda desempenhar funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano. Iniciou os estudos de Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990, tendo sido nomeado, em 2011, consultor do Conselho Pontifício da Cultura.

O cardeal recebeu vários prémios, designadamente Cidade de Lisboa de Poesia (1998), P.E.N. Clube Português/Ensaio (2005), o Prémio Literário da Fundação Inês de Castro (2009), Cassidorio il Grande (2020) e, já este ano, o Prémio Universidade de Coimbra.

Em 2020 foi distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva.

O sacerdote e escritor foi também agraciado pelo Estado Português com duas comendas: da ordem do Infante, em 2001, e da de Sant’Iago da Espada, em 2015. A Região Autónoma da Madeira atribuiu-lhe, em 2019, a Medalha de Mérito da Madeira.


por Lusa e Público | 14 de dezembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,742,757