"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Programa Europeu desperta jovens para o Património Cultural

Dia 15 de dezembro, a partir das 9h30, decorre na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, a sessão de apresentação de resultados do programa Erasmus + "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”.

PSML_Luís Duarte


Os dados que serão apresentados demonstram que o programa, em que participaram cem alunos europeus, mudou completamente a perspetiva sobre estes monumentos para cerca de 30% dos alunos, enquanto 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente.

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, abre o evento dedicado ao projeto apoiado pela Comissão Europeia, no âmbito das “Parcerias para Criatividade”, que visou a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo da criatividade dos alunos do ensino secundário, dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, que tiveram a dança contemporânea como ferramenta de mediação.

A parceria, iniciada em 2021, envolveu instituições de três países europeus: o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia, na Polónia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnoksztalcace im. Batalionu "Zoska", de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, sediada em Madrid, Espanha; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva.

O trabalho conjunto destas seis instituições, que contaram com financiamento europeu de cerca de 300 mil euros, permitiu que um total de cem alunos beneficiassem deste projeto, do qual resultaram oito workshops de dança contemporânea; duas performances finais de dança site specific; duas ações de intercâmbio de alunos; e duas ações de intercâmbio de profissionais dos palácios participantes no programa.

Prevê-se que o projeto estela concluído em fevereiro do próximo ano, com a disponibilização de dois novos guias de visita destinados a jovens, um para cada Palácio participante, e de uma nova aplicação digital com realidade aumentada, que visa estimular o pensamento crítico em modo de jogo a partir das mesmas temáticas exploradas nos workshops de dança, com a finalidade de estabelecer pontes entre o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio-Museu Wilanow.

O evento contará com as intervenções de representantes da maior parte dos parceiros envolvidos e com os testemunhos de alguns alunos do Agrupamento de Escolas Monte da Lua que participaram no projeto.

Inquéritos realizados junto dos jovens envolvidos no programa evidenciaram resultados bastante satisfatórios, nomeadamente; no que se refere ao interesse na história dos palácios, que para cerca 40% dos participantes aumentou consideravelmente; e no que toca à sua perspetiva sobre estes monumentos, que mudou completamente para cerca de 30% dos alunos, enquanto 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente.

Para as 11h30, está agendada a apresentação do Programa Descola, iniciativa da Direção de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC que também alia escolas, património e artes.

Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se uma visita guiada técnica à nova museografia do Palácio Nacional de Sintra, à qual se seguirá o espaço de debate que encerrará o evento.

Sobre o programa Erasmus+ da União Europeia
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Os projetos específicos nas áreas da educação e da formação destinam-se a promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento; a contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020; e a impulsionar a internacionalização e a excelência do ensino e da formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.

https://www.erasmusmais.eu/

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.
Em 2019, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,7 milhões de visitas, 90% das quais por parte de estrangeiros. A PSML é detentora de dez World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2022.
São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt
www.facebook.com/parquesdesintra
https://www.instagram.com/parquesdesintra/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,040,967