"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curta-metragem de David Doutel e Vasco Sá selecionada para o festival de Sundance

"Garrano" é o primeiro filme de animação português na história do festival.


A curta-metragem
Garrano, de David Doutel e Vasco Sá, foi selecionada para o festival de Sundance, o maior festival de cinema independente dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo. 

De acordo com o anúncio feito nesta terça-feira pela organização, Garrano é o único filme português selecionado para a competição de curtas-metragens do Sundance 2023, que decorrerá entre 19 e 29 de janeiro na cidade de Park City, no Utah.

Esta é a primeira vez que um filme de animação português é selecionado para o festival norte-americano.

Nas palavras de David Doutel e Vasco Sá, “o filme Garrano nasce da vontade de abordar e refletir sobre o grave e endémico problema dos incêndios florestais” em Portugal. “Um cavalo garrano é forçado a puxar uma carga pesada sob um sol escaldante. O jovem Joel descobre um homem que está prestes a incendiar uma floresta”, lê-se na sinopse desta que é a quarta curta assinada pela dupla. 
Produzido pelo BAP – Animation Studio (Portugal), com co-produção da ArtShot (Lituânia), o filme cruza animação 2D tradicional com pintura a óleo e pintura digital.

Garrano teve a sua estreia internacional em junho passado em Zagreb e Annecy, festivais de referência na área da animação. Em Portugal, o filme estreou-se no Curtas Vila do Conde, onde venceu o Prémio do Público, e, desde então, tem sido exibido e galardoado em vários festivais nacionais e internacionais.

David Doutel e Vasco Sá começaram a co-realizar filmes de animação há 12 anos. A dupla de realizadores portuense estreou-se com a curta O Sapateiro (2011), à qual se seguiram Fuligem (2014), Agouro (2018) e, agora, Garrano (2022). Neste momento, estão a trabalhar na sua primeira longa-metragem de animação, Una.

David Doutel e Vasco Sá são co-fundadores do BAP – Animation Studio, criado em 2011, de onde têm saído filmes de autores como Alexandra Ramires, Laura Gonçalves, Alexandre Siqueira, entre outros, que têm marcado presença e conquistado prémios nos mais importantes festivais de cinema do mundo, entre os quais Cannes, Clermont-Ferrand, Toronto e Annecy.

Mais informação:
> David Doutel e Vasco Sá
> Garrano
> BAP – Animation Studio

Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,621