"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Capital Europeia da Cultura. Candidatura partiu “do coração de Évora e do Alentejo”

"Vagar" é o conceito escolhido pela candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, para dar a conhecer ao mundo a identidade de uma região através de “um processo centrado na cultura”.

Foto: Rosário Silva/RR

Évora e o Alentejo estão em festa. A cidade alentejana acaba de se consagrar Capital Europeia da Cultura 2027. Um anúncio feito entre muitos aplausos e emoção, com a presença na cerimónia do presidente do município, Carlos Pinto de Sá e da coordenadora da Equipa de Missão da Candidatura, Paula Garcia.

“Vagar”, uma expressão que muito diz ao Alentejo, é também o conceito escolhido pela candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, para dar a conhecer ao mundo a identidade de uma região através de “um processo centrado na cultura”.

Quando em outubro a Equipa de Missão Évora 2027 entregou o dossiê final da candidatura no Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) do Ministério da Cultura, o presidente do município alentejano, Carlos Pinto de Sá lembrava “a capacidade de, partindo do fundamento, da identidade do Alentejo e de Évora, equacionar questões de ordem global”. 

Estava chegada a fase final de um processo com o “sentimento de dever cumprido” e a convicção de que a proposta apresentada tinha condições para ganhar, o que veio a acontecer esta quarta-feira.

Uma candidatura que partiu “do coração de Évora e do Alentejo” para, através de “um processo centrado na cultura”, dar “um contributo decisivo para o desenvolvimento e bem-estar das populações”.

“É esta identidade própria, única e diferenciadora, mas que, simultaneamente, abraça a região, o país e o mundo”, a partir “da vivência do Alentejo, não apenas recente, mas ao longo dos séculos, que faz também proposta para o futuro da humanidade”, afirmou Carlos Pinto de Sá.

No primeiro dossiê apresentado, a candidatura de Évora centrou-se na “ideia do vagar”, enquanto num segundo documento, mantendo o vagar, foi também adotado o lema “An(other) Art of Existence”, em português “Outra Arte de Existência”.

Depois da entrega do documento, da visita do júri do concurso a Évora, da audição e defesa da candidatura, esta quarta-feira chegou a notícia tão desejada pela cidade e pela região: Évora foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2027.

Recorde-se que a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora.

Da comissão executiva fazem parte a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.

Além de Évora, estavam nesta fase final, os municípios de Aveiro, Braga e Ponta Delgada.


por Rosário Silva, Renascença | 7 de dezembro de 2022
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,578,959