"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Rui Miguel Tovar apresenta relato fiel da polémica participação portuguesa no Mundial de 2002

Numa altura em que a seleção portuguesa de futebol se apresenta em grande forma no polémico Mundial do Catar, Rui Miguel Tovar publica Lembrar Um Mundial para Esquecer, um livro em que recupera e analisa a traumática participação de Portugal no Campeonato do Mundo de 2002.


Passaram-se 20 anos desde que a chamada «geração de ouro» do nosso futebol foi eliminada com estrondo na fase de grupos, num jogo frente à organizadora Coreia do Sul que, além de duas expulsões e uma agressão ao árbitro, revelou surpreendentes debilidades na gestão técnica de uma das equipas mais fortes do torneio. Preparado a partir de uma série de entrevistas a vários dos intervenientes, este é o relato mais fiel de um mundial para esquecer que, por isso mesmo, vale a pena lembrar. Uma edição Guerra e Paz para amantes de futebol, Lembrar Um Mundial para Esquecer estará disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora, a partir do dia 29 de novembro de 2022.

Coreia do Sul, maio de 2002. É o Mundial. E Portugal é uma das seleções mais fortes: Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto, Vítor Baía – nomes de uma geração de ouro – elevavam as expetativas dos portugueses, que acreditavam poder chegar longe na competição. Ambição que viria a ser rapidamente derrubada. Após uma improvável derrota contra os Estados Unidos da América e uma vitória contra a Polónia, Portugal jogava o tudo ou nada contra a co-organizadora do Mundial, Coreia do Sul. 

Porém, este foi um jogo horribilis para a equipa portuguesa, com a expulsão de Beto, a agressão ao árbitro mexicano Angel Sanchez por parte de João Vieira Pinto, que também foi expulso, e, a 20 minutos do final, o golo de Park Ji-sung, que viria a dar a vitória aos coreanos. A seleção voltaria assim a Portugal com apenas três pontos em três jogos, numa participação envolta em polémica e surpresa, não apenas pela precoce eliminação na fase de grupos, mas por tudo o que a envolveu.  

Duas décadas depois, Rui Miguel Tovar, jornalista desportivo, que colabora habitualmente na RTP, no zerozero.pt e na Rádio Renascença, recupera esta página do futebol português que todos quisemos apagar da memória no livro Lembrar Um Mundial para Esquecer. Uma notável e impiedosa prosa irónica, apoiada em entrevistas a alguns dos protagonistas, mostra-nos o que correu mal e porquê, na curta caminhada da seleção naquele torneio.  

Entre os muitos episódios que o livro recupera, está este, que revela bem a forma displicente como a competição foi preparada: «No jogo com a Coreia, ainda 0-0 e Portugal vê-se reduzido a nove, com a expulsão de Beto. Faz então António Oliveira a primeira substituição: sai Pauleta, entra Jorge Andrade. «Disse-me: “Vais jogar ali no meio-campo.” Passada uma jogada: “Não, vais jogar a central.” Depois: “Não, vais jogar a lateral direito.” Algum tempo depois, entrou o Nuno Gomes e o Oliveira disse-lhe: “Vais entrar para o lugar do Jorge Andrade.” “Mas, míster, o Jorge entrou agora”, respondeu o Nuno. “Ah, então vais para o lugar do Petit.”»

Além dos relatos dos jogadores, o livro inclui o célebre relatório de 69 pontos que o ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol António Boronha elaborou na sequência da má campanha no Mundial e que analisa todo o percurso da seleção, desde o final da fase de qualificação até ao regresso de Seul. 

Um retrato cruel da caminhada da seleção no Mundial da Coreia-Japão, Lembrar Um Mundial para Esquecer está disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 29 de novembro de 2022, numa edição Guerra e Paz fundamental para todos os adeptos do desporto rei.

Lembrar Um Mundial para Esquecer
Não-Ficção / História
144 páginas · 15x23 · 15,00 €
Guerra e Paz Editores 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,720,224