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Palmarés Porto/Post/Doc 2022
Conheça aqui os vencedores da edição de 2022.
GRANDE PRÉMIO VICENTE PINTO ABREU
Para melhor filme da Competição Internacional
Valor: €3000
A LITTLE LOVE PACKAGE, GASTÓN SOLNICKI
Vimos os oito filmes que constituíram a competição internacional do Porto/Post/doc 2022, e gostaríamos de expressar a nossa admiração pela forma como o festival reuniu uma série de filmes muito diversos que falam todos com uma voz clara e com empatia sobre o mundo em que vivemos, mas que também estão num diálogo delicado uns com os outros. O resultado é uma experiência que soma muito mais do que a soma das suas partes.
O filme vencedor escapa sem esforço a qualificações tais como documentário, ensaio, ou ficção. Lidando - entre outras coisas - com questões da vida urbana contemporânea, o filme abraça a improvisação como o seu princípio orientador. No seu processo, encontra uma liberdade que sempre foi rara, e que certamente se tem tornado cada vez mais rara. Repleto de gestos de hospitalidade à moda antiga, o realizador oferece também um espaço aos outros, nomeadamente ao diretor de fotografia e às actrizes principais, permitindo-lhes mostrar as suas artes e ofícios. Embora apresentando uma narrativa alternativa à modernidade, não tem tempo para sentimentalismos ou nostalgias. No final, celebra a vida como o presente mais maravilhoso.
Após um debate animado e extremamente agradável, o júri decidiu atribuir o Grande Prémio Vicente Pinto Abreu para Melhor Filme em Competição Internacional a ‘Um Pequeno Pacote de Amor’ de Gastón Solnicki.
PRÉMIO CINEMA FALADO
Para melhor filme da Competição Cinema Falado, excepto quando assinalado.
Valor: €1000
VIAGEM AO SOL, SUSANA SOUSA DIAS, ANSGAR SCHAEFER
O júri da Competição “Cinema Falado” agradece ao Festival Porto/Post/Doc a diversidade de olhares e de propostas estéticas apresentados nesta secção. Salientamos, no filme selecionado, a articulação entre história pública e história privada, o trabalho com arquivos e o esforço de preservação e de transmissão da memória de protagonistas anónimos da história. Sublinhamos a importância que é dada à pequena história e como, a partir dela, podemos reconhecer-nos na responsabilidade de uma memória colectiva.
PRÉMIO TRANSMISSION
Para melhor filme da secção Transmission, excepto quando assinalado.
Valor: €1000
A VIAGEM DO REI, JOÃO PEDRO MOREIRA
O espaço que temos é uma vida. É o longe da eternidade perpetuada na recordação. A demanda, quando procuramos Avalon, para lá da bruma. Seguimos a velha língua que nos une e que nos lembra. O filme vencedor é a descoberta do passado com a promessa do amor que temos, por quem nos dá a vida e a imaginação em troca de quase nada. É a princesa na torre que te amava mesmo sabendo que estavas errado, na canção das sereias que te levam ao encontro da perdição ou da descoberta, como dados lançados na sorte. É a pronúncia do norte, na viagem deixada à sorte, naquele que enfrenta a morte e nos liberta. É o nosso Rei, e a sua tocante viagem neste mundo, retratada por ele próprio.
Menção Honrosa
EL ARENA, JAY B. JAMMAL
O júri desta competição decidiu distinguir este filme pela beleza e pertinência do documento em si, mas também pela resiliência dos músicos, produtores e demais artistas libaneses. O povo libanês é exemplar na sua solidariedade, merece agora toda a solidariedade internacional para que os seus artistas possam voltar a criar e a viver no seu país.
PRÉMIO CINEMA NOVO BY CANAL180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo.
Valor de €500, €2000 em serviços na BLIT e €500 em serviços na ShowReel
NADA PARA VER AQUI, NICHOLAS BOUCHEZ
Com particular sentido do humor e contradizendo o seu título, esta obra revela um rigor de olhar e uma precisão de ritmo e espacialidade singulares, em diálogo directo com autores fundamentais da história do cinema.
Menção Honrosa
HOME, REVISED, INÊS PEDROSA E MELO
Pelo questionamento dos códigos do seu género cinematográfico, o filme é intencionalmente permeável a uma pluralidade de olhares.
WORKING CLASS HEROES
Bolsa de criação: €20.000, em parceria com a Filmaporto
VARIATIONS ON HOW TO FARM A CITY, MÓNICA MARTINS NUNES
Um projeto que retrata, a partir de uma posição de resistência, paisagens e comunidades marginais da cidade com uma abordagem formal criativa, retratando bolsões de uma cidade existente dentro dela e também autocontida, rastreando e experimentando o tempo de acordo com seus próprios ritmos. Um projeto cuja estrutura está intimamente ligada ao seu lugar, às suas gentes e à sua natureza.
PRÉMIO ARCHÉ BY COMPANHIA DAS CULTURAS/FUNDAÇÃO PEREIRA MONTEIRO
Para melhor projecto apresentado na oficina Arché.
Residência Artística na Companhia das Culturas.
MYSTICISME DU SUD, FÁBIO PENELA
Primeiramente, o júri gostaria de congratular os candidatos pela qualidade das propostas que nos apresentaram, que dão uma perspectiva cheia de esperança, diversidade e riqueza de olhares sobre o futuro do filme documental.
A escolha foi difícil, muito ponderada e tornada complexa pelos pitch desta tarde e pelas explicações e anúncios de evolução. Sentimos que depois da experiência destes dias com o tutor e os colegas todos levarão daqui, certamente, algo de memorável.
Na fase e trajectória em que se encontra, sentimos que a curta-metragem que ganhou, poderá constituir-se como um projecto que virá a beneficiar do contacto com Castro Marim, para o desenvolvimento deste projecto e do seu percurso como cineasta, até pela ligação que poderá prolongar em termos de problematizar a temática da paisagem e das suas implicações.
PRÉMIO TEENAGE
Para melhor filme escolhido entre as várias secções do programa, a eleger por um grupo de alunos do ensino secundário, oriundos de várias escolas do Porto.
A HOUSE MADE OF SPLINTERS, SIMON LERENG WILMONT
Pela forma muito especial com que o realizador se integra na vida quotidiana de um orfanato, e a sua dedicação a dar-nos uma visão sobre duas realidades diferentes, transmitindo uma intimidade de forma tão nua e crua; e pela possibilidade de nos facultar uma perspetiva interior, profunda e pessoal na vida destas crianças.