"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mário Ruivo: aberto concurso para jovens cientistas em homenagem ao oceanógrafo

Concurso destina-se a escolher o projeto de um investigador em início de carreira para ser apresentado em Paris.

O oceanógrafo Mário Ruivo em 1956 DR


Os cientistas da área do oceano em início de carreira – até aos 40 anos de idade – terão a possibilidade de apresentar um projeto de investigação num palco internacional, perante os 150 países-membros da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, com sede em Paris. Para tal, podem candidatar-se à iniciativa Mário Ruivo Memorial Lecture, até 9 de janeiro.

esta palestra de homenagem ao oceanógrafo Mário Ruivo (1927-2017), cujas candidaturas já abriram, podem concorrer projetos desenvolvidos e liderados por um cientista ainda em início de carreira, seja como investigador principal, seja como co-investigador principal.

A apresentação do projeto vencedor decorrerá na assembleia da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI- UNESCO), que se realiza de dois em dois anos, em Paris. A primeira palestra desta série bienal será em junho de 2023. E o “prémio” é precisamente a oportunidade que o candidato vencedor tem de expor o seu trabalho perante uma plateia internacional.

Mário Ruivo foi o quinto secretário-executivo da COI-UNESCO, durante quase uma década, de 1980 a 1989. Depois de deixar a COI como funcionário da UNESCO, passou a ser o representante de Portugal naquele organismo. O seu nome é uma referência a nível internacional na área do oceano. Mais do que biólogo e oceanógrafo, tornou-se um político do oceano. Antes disso, desde a juventude, há muito que tinha atividade política de luta contra a ditadura de António de Oliveira Salazar, que terminaria com o 25 de Abril de 1974, e que o levou ao exílio em Roma em 1961.

Agora a COI-UNESCO em conjunto com o EurOcean – centro europeu dedicado às ciências e tecnologias do mar, com secretariado em Lisboa e que teve Mário Ruivo como presidente do seu conselho executivo – lançaram a Mário Ruivo Memorial Lecture (ou Palestra Memorial Mário Ruivo). Há ainda o apoio, segundo um comunicado sobre a iniciativa, da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2021-2030). Isto porque, acrescenta-se, pretende-se estimular e reconhecer os investigadores em início de carreira que estão a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o objetivo 14, relativo à vida debaixo de água.

“Mário, o quinto secretário executivo da COI-UNESCO, imprimiu na comunidade oceânica internacional o seu cunho profissional e ético inigualável. A sua crença inabalável na COI veio da sua compreensão precoce do papel fundamental da ciência do oceano como fonte de soluções inovadoras para a sociedade e desafios globais”, diz Vladimir Ryabinin, o atual (e nono) secretário executivo da COI-UNESCO, citado em comunicado. “O Mário Ruivo continua a inspirar-me e ele é um dos que tenho em mente ao repetir a citação de que ‘a COI se apoia nos ombros de gigantes’”, acrescenta.

“O professor Mário Ruivo esteve à frente do seu tempo e com esta iniciativa queremos manter vivo o seu legado e continuar a inspirar as gerações futuras”, sublinha, por sua vez, Sérgio Bryton, diretor executivo do EurOcean.


por Teresa Firmino in Público | 23 de novembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,743,558