"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luis Landero vence Prémio Nacional das Letras Espanholas

A Porto Editora orgulha-se de publicar em Portugal o autor agora homenageado pelo Ministério da Cultura de Espanha. Chuva Miúda (2020) é o seu mais recente livro traduzido para português. 

 © Itziar Guzmán / Tusquets Editores

«Um extraordinário narrador, criador de numerosas ficções com personagens e atmosferas de grande expressividade», define o júri do Prémio Nacional das Letras Espanholas no momento de justificar a sua escolha. Combinando «a tradição de Cervantes com o domínio do humor e da ironia» e simultaneamente «incorporando com brilhantismo o papel da imaginação», Luis Landero «pertence à primeira geração da democracia espanhola e desempenhou um papel fundamental na renovação da nossa literatura», elogia ainda o júri do galardão cujo valor pecuniário é de 40 mil euros.

Traduzido para várias línguas, ao longo dos tempos Luis Landero conseguiu «manter, com o mesmo afã, o estilo e a originalidade que já assomavam nos primórdios e que conservou entre os seus leitores uma enorme capacidade de assombro».

Em 2020, a Porto Editora publicou Chuva Miúda, finalista do Prémio Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas 2022, um romance poderoso sobre a família – com os seus segredos e rancores –, mas também sobre a memória e a forma como o mesmo momento é lido e lembrado por todos aqueles que o viveram.

Sobre o autor
Luis Landero
Nasceu em Badajoz, em 1948. Licenciado em Filologia Hispânica pela Universidad Complutense, lecionou Literatura na Escuela de Arte Dramático de Madrid e foi professor convidado em Yale. Estreou-se na literatura em 1989 com o romance Jogos da Idade Tardia (Prémio da Crítica e Prémio Nacional de Narrativa 1990), a que se seguiram inúmeros títulos, entre eles Hoy, Júpiter (XV Prémio Arcebispo Juan de San Clemente) e El balcón en invierno (Prémio Libro del Año del Gremio de Libreros de Madrid e Prémio Dulce Chacón 2015), num total de dezasseis livros, onze deles romances.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,613