"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Hannu Lintu vai ser o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian

O maestro finlandês, detentor de uma relevante carreira internacional, vai assumir o cargo a partir da Temporada 23/24

Atual Maestro Principal da Ópera e Ballet Nacionais da Finlândia, Hannu Lintu (n.1967) tem-se apresentado regularmente na Gulbenkian Música nos últimos anos, dirigindo a Orquestra Gulbenkian em cerca de duas dezenas de concertos, com o aplauso geral do público e da crítica. Esta temporada esteve à frente da Orquestra na estreia em Portugal do Concerto para Piano e Orquestra de Thomas Adès, num programa que incluiu A Canção da Terra de Gustav Mahler. Em maio do próximo ano voltará a apresentar-se com a Orquestra Gulbenkian num programa dedicado a Dmitri Chostakovitch.
 
Risto Nieminen, diretor da Gulbenkian Música, afirma tratar-se de “um maestro de grande nível que estabeleceu uma relação de grande cumplicidade com a Orquestra Gulbenkian, desde que se estreou no Grande Auditório da Fundação em março de 2016. As atuações da Orquestra sob a batuta de Hannu Lintu atingiram um grande brilhantismo pelo que estou certo de que esta contratação dará início a um novo ciclo entusiasmante e promissor”.
 
Sobre a sua nomeação, Hannu Lintu afirma: “Tenho trabalhado e atuado com a Orquestra Gulbenkian há já vários anos e cada concerto tem constituído uma imensa alegria. A atmosfera e a concentração são admiráveis e a música produzida é sempre gratificante. O Grande Auditório, e a Fundação Calouste Gulbenkian como um todo, oferecem um contexto único e inspirador para a música e para a arte. Aguardo com expectativa muitas temporadas repletas de momentos altos com os maravilhosos Coro e Orquestra Gulbenkian”.
 
Hannu Lintu assumiu o cargo de Maestro Principal da Ópera e Ballet Nacionais da Finlândia após ter cumprido oito anos como Maestro Principal da Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa.
Com a Ópera e Ballet Nacionais da Finlândia tem-se destacado no reportório operático, dirigindo produções de Tristão e Isolda de Wagner em 2016, Kullervo de Sibelius em 2017, Wozzeck de Berg em 2019 e Ariadne auf Naxos de Richard Strauss em 2020. Na temporada passada somou novos sucessos com as óperas Salomé de R. Strauss e Billy Budd de Britten e esta temporada está a dirigir o ciclo O Anel do Nibelungo de Richard Wagner.
 
No que toca à sua agenda internacional, Hannu Lintu vai estrear-se, esta temporada, a dirigir a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e a Sinfónica de Atlanta, tendo também concertos previstos com a Sinfónica de St. Louis, a Sinfónica da BBC, a Filarmónica da Rádio Neerlandesa, a Sinfónica da Rádio Sueca, a Orquestra do Konzerthaus de Berlim, a Orquestra de Câmara de Lausanne e a Sinfónica de Montreal.
 
Hannu Lintu realizou várias gravações para as editoras Ondine, Bis, Naxos, Avie e Hyperion e recebeu vários prémios, incluindo dois ICMA para os Concertos para Violino de Béla Bartók, com Christian Tetzlaff (2019), e para a gravação de obras de Sibelius, com Anne Sofie von Otter (2018). Em 2021 foram nomeadas para os Grammy, na categoria “Melhor Performance Orquestral”, as Sinfonias n.º 2 e n.º 3 de Lutos?awski. Em 2011 foi também nomeada para um Grammy, na categoria de “Melhor CD de Ópera”, a gravação de Kaivos, de Einojuhani Rautavaara. As gravações da Sinfonia n.º 2 de George Enescu, com a Filarmónica de Tampere, e dos Concertos para Violino de J. Sibelius e de T. Adès, com Augustin Hadelich e a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, foram nomeadas para os prémios Gramophone.
 
Hannu Lintu estudou violoncelo e piano na Academia Sibelius, em Helsínquia, instituição onde mais tarde se formou em direção de orquestra com Jorma Panula. Estudou também com Myung-Whun Chung na Accademia Musicale Chigiana, em Siena. Em 1994 venceu o Concurso Nórdico de Direção de Orquestra, em Bergen.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,703