Notícias
Ventos, sopros, viagens musicais pelos Festivais de Outono
Ventos que trazem sons de vários cantos do mundo, do Oriente ao Ocidente, mas também de épocas distintas vão ouvir-se nas próximas paragens dos Festivais de Outono, essa grande viagem sonora promovida pela Universidade de Aveiro (UA) que decorre até 25 de novembro. As paragens estão agendadas para dias 3, 4 e 5 de novembro, em três locais distintos em Aveiro e Oliveira de Azeméis.
Um recital composto por um conjunto de canções que nos transportam para várias regiões do globo é a proposta de Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano). Do Norte ao Sul da Europa, com obras de Edvard Grieg, Maurice Ravel e Joaquin Turina, da América do Norte à América do Sul, através de obras de Samuel Barber e Alberto Ginastera. O recital está agendado para 3 de novembro, às 21h30, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.
Isabel Alcobia tem desenvolvido uma intensa atividade artística em Portugal e no estrangeiro, tendo-se apresentado nos mais importantes festivais de música e com as principais orquestras portuguesas. Foi distinguida em diversas ocasiões, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em "Cleveland International Einsteddfod" (Inglaterra), e ainda no concurso "Three Arts scholarship", em Cincinnati (EUA). É professora de Canto na UA, onde se doutorou em 2014, e realiza anualmente diversos cursos e masterclasses por todo o país e no estrangeiro, sendo ainda membro de júris de concursos de Canto.
João Araújo especializou-se em acompanhamento vocal e música de câmara no Royal College of Music, em Londres, onde concluiu o Mestrado em Performance em Piano Colaborativo nas classes de Simon Lepper, Nigel Clayton e Roger Vignoles. Licenciou-se em piano na ESMAE na classe de Madalena Soveral e concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, com Luís Pipa. Enquanto pianista colaborativo, foi premiado em diversos concursos, destacando-se o prémio de Melhor Pianista Colaborativo no Concurso Internacional de Música de Montreal, no Canadá, e no concurso Maureen Lehane Vocal Awards em Wigmore Hall, Londres. A atividade concertista levou-o a tocar em diversos países da Europa e América.
O recital no Seminário de Santa Joana Princesa é de entrada gratuita, sendo necessária a reserva através da BilheteiraOnline.
Do Mediterrâneo ao Báltico
O repertório do concerto “Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico”, a 4 de novembro, às 21h30, na Capela de N. Sra de La Salette (Oliveira de Azeméis), foi escolhido de forma a ilustrar as raízes musicais de cada um dos músicos deste trio. Oriundos de países com ricas tradições musicais - Polónia, Hungria e Itália – o coletivo propõem uma viagem pelo repertório de obras para trio de cordas escrito no século XX por compositores de cada um destes países.
O Trio Atlântico é formado por três músicos estrangeiros a residir em Portugal: a polaca Kinga Maria Switaj (Violino), a húngara Judit Bánk (Viola d’Arco) e o italiano Alberto Restivo (Violoncelo). São todos membros da Orquestra Filarmonia das Beiras, e já há alguns anos que fazem juntos música de câmara. A formação do trio é recente, surgiu durante pandemia como forma de manter uma atividade musical num período em que esta foi severamente restringida.
O concerto é de entrada gratuita, mas as reservas devem ser feitas através da BilheteiraOnline.
Viagem através dos sopros
Do ocidente ao oriente, do passado ao presente, o concerto “Sopros em Viagem”, pela Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)/UA, dirigido pelo maestro convidado Fernando Marinho, propõe uma viagem musical que é tanto de lugares, como de épocas históricas distintas. Será dia 5 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.
Do séc. XIX de Saint-Säens, o seu “Orient et Occident” (1869) incorpora, como o próprio nome indica, elementos desses dois grandes polos culturais, afirma Luís Carvalho, maestro e docente da UA, responsável pela Orquestra de Sopros do DeCA, a propósito deste concerto “Sopros em viagem”. Já em pleno séc. XX, Serge Lancen escreveu a “Manhattan Symphonie” (1961-62) como uma descrição musical da sua viagem a Nova Iorque. Curiosamente, o dia 5 de novembro de 2022 marca o 100.º aniversário do nascimento do compositor. Prosseguindo para o séc. XXI, assinala ainda o professor da UA, “Traveler” (2003), de David Maslanka, “inspira-se na grande viagem que é a Vida, comemorando a aposentação de um grande amigo do compositor e influente maestro”, Ray Lichtenwalker, da University of Texas Arlington Band. Finalmente, “Viagem ao Centro da Terra” (2005), de Peter Graham, baseia-se no famoso livro homónimo de Júlio Verne, “por muitos considerado o pai da ficção científica”.
“Cumprindo um dos seus propósitos pedagógicos, a Orquestra de Sopros do DeCA/UA apresenta-se à comunidade UA e ao público em geral com este concerto que resulta do trabalho curricular da disciplina de orquestra”, conclui Luís Carvalho.
A entrada para este concerto é gratuita. Reservas através da página da BilheteiraOnline.
P R O G R A M A
- 3 de novembro, 21h30, Seminário de Santa Joana Princesa
Ventos do mundo
Ventos de Leste
Suleika - Franz Schubert
Cinq mélodies populaires grecques - Maurice Ravel
- Le réveil de la mariée
- Là-bas, vers l’église-
- Quel galante m’est comparable
- Chanson des cueilleuses de lentisques
- Tout gai!
Ventos do Norte
6 Lieder op.48 - Edvard Grieg
- Gruss
- Dereinst, Gedanke mein
- Lauf der Welt
- Die verschwiegene Nachtigall
- Zur Rosenzeit
- Ein Traum
Ventos Sul-americanos
Cinco canciones populares argentinas - Alberto Ginastera
- Chacarera
- Triste
- Zamba
- Arrorró
- Gato
Ventos do Sul da Europa
Poema en forma de canciones - Joaquin Turina
- Dedicatoria
- Nunca olvida
- Cantares
- Los dos miedos
- Las locas por amor
- 4 de novembro, 21h30, Capela de N. Sra de La Salette - Oliveira de Azeméis
Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico
Trio para cordas em lá menor, op.32 - Ermanno Wolf-Ferrari (1876 -1948)
Serenata para trio de cordas em dó maior, op. 10 - Ern? Dohnányi (1877-1960)
Trio para cordas no.2 - Aleksander Tansman (1897-1986)
- 5 de novembro, 21h30, Auditório Renato Araújo, Edifício da Reitoria da UA
Sopros em Viagem
1ª parte
Orient et Occident – Camille Saint-Saens (1835-1921)
(Grande Marche)
Manhattan Symphonie – Serge Lancen (1922-2005)
- Arrivée à Manhattan
- Le Central Park
- Harlem
- Broadway
- Rockefeller Building
Em comemoração do centenário do nascimento do compositor (1922-2022)
2ª parte
Traveler – David Maslanka (1943-2017)
Journey to the Centre of the Earth – Peter Graham (1958)
(Symphonic Scenes for Winds and Percussion)
- The Summit of Snaefells
- Descent
- The Wonders of the Terrestrial Depths
- The Day of Rest
- Lost in the Labyrinth
- The Whispering Gallery
- Rescue from the Abyss
- Battle of the Antediluvian Creatures and Ascent
- Homecounting