"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ventos, sopros, viagens musicais pelos Festivais de Outono

Ventos do mundo Trio Atlântico Maestro Fernando Marinho

Ventos que trazem sons de vários cantos do mundo, do Oriente ao Ocidente, mas também de épocas distintas vão ouvir-se nas próximas paragens dos Festivais de Outono, essa grande viagem sonora promovida pela Universidade de Aveiro (UA) que decorre até 25 de novembro. As paragens estão agendadas para dias 3, 4 e 5 de novembro, em três locais distintos em Aveiro e Oliveira de Azeméis.

Um recital composto por um conjunto de canções que nos transportam para várias regiões do globo é a proposta de Isabel Alcobia (Soprano) e João Pontes de Araújo (Piano). Do Norte ao Sul da Europa, com obras de Edvard Grieg, Maurice Ravel e Joaquin Turina, da América do Norte à América do Sul, através de obras de Samuel Barber e Alberto Ginastera. O recital está agendado para 3 de novembro, às 21h30, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro. 

Isabel Alcobia tem desenvolvido uma intensa atividade artística em Portugal e no estrangeiro, tendo-se apresentado nos mais importantes festivais de música e com as principais orquestras portuguesas. Foi distinguida em diversas ocasiões, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em "Cleveland International Einsteddfod" (Inglaterra), e ainda no concurso "Three Arts scholarship", em Cincinnati (EUA). É professora de Canto na UA, onde se doutorou em 2014, e realiza anualmente diversos cursos e masterclasses por todo o país e no estrangeiro, sendo ainda membro de júris de concursos de Canto. 

João Araújo especializou-se em acompanhamento vocal e música de câmara no Royal College of Music, em Londres, onde concluiu o Mestrado em Performance em Piano Colaborativo nas classes de Simon Lepper, Nigel Clayton e Roger Vignoles. Licenciou-se em piano na ESMAE na classe de Madalena Soveral e concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, com Luís Pipa. Enquanto pianista colaborativo, foi premiado em diversos concursos, destacando-se o prémio de Melhor Pianista Colaborativo no Concurso Internacional de Música de Montreal, no Canadá, e no concurso Maureen Lehane Vocal Awards em Wigmore Hall, Londres. A atividade concertista levou-o a tocar em diversos países da Europa e América. 

O recital no Seminário de Santa Joana Princesa é de entrada gratuita, sendo necessária a reserva através da BilheteiraOnline.

 

Do Mediterrâneo ao Báltico 

O repertório do concerto “Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico”, a 4 de novembro, às 21h30, na Capela de N. Sra de La Salette (Oliveira de Azeméis), foi escolhido de forma a ilustrar as raízes musicais de cada um dos músicos deste trio. Oriundos de países com ricas tradições musicais - Polónia, Hungria e Itália – o coletivo propõem uma viagem pelo repertório de obras para trio de cordas escrito no século XX por compositores de cada um destes países.

O Trio Atlântico é formado por três músicos estrangeiros a residir em Portugal: a polaca Kinga Maria Switaj (Violino), a húngara Judit Bánk (Viola d’Arco) e o italiano Alberto Restivo (Violoncelo). São todos membros da Orquestra Filarmonia das Beiras, e já há alguns anos que fazem juntos música de câmara. A formação do trio é recente, surgiu durante pandemia como forma de manter uma atividade musical num período em que esta foi severamente restringida.

O concerto é de entrada gratuita, mas as reservas devem ser feitas através da BilheteiraOnline.

 

Viagem através dos sopros 

Do ocidente ao oriente, do passado ao presente, o concerto “Sopros em Viagem”, pela Orquestra de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA)/UA, dirigido pelo maestro convidado Fernando Marinho, propõe uma viagem musical que é tanto de lugares, como de épocas históricas distintas. Será dia 5 de novembro, a partir das 21h30, no Auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA.

Do séc. XIX de Saint-Säens, o seu “Orient et Occident” (1869) incorpora, como o próprio nome indica, elementos desses dois grandes polos culturais, afirma Luís Carvalho, maestro e docente da UA, responsável pela Orquestra de Sopros do DeCA, a propósito deste concerto “Sopros em viagem”. Já em pleno séc. XX, Serge Lancen escreveu a “Manhattan Symphonie” (1961-62) como uma descrição musical da sua viagem a Nova Iorque. Curiosamente, o dia 5 de novembro de 2022 marca o 100.º aniversário do nascimento do compositor. Prosseguindo para o séc. XXI, assinala ainda o professor da UA, “Traveler” (2003), de David Maslanka, “inspira-se na grande viagem que é a Vida, comemorando a aposentação de um grande amigo do compositor e influente maestro”, Ray Lichtenwalker, da University of Texas Arlington Band. Finalmente, “Viagem ao Centro da Terra” (2005), de Peter Graham, baseia-se no famoso livro homónimo de Júlio Verne, “por muitos considerado o pai da ficção científica”.

“Cumprindo um dos seus propósitos pedagógicos, a Orquestra de Sopros do DeCA/UA apresenta-se à comunidade UA e ao público em geral com este concerto que resulta do trabalho curricular da disciplina de orquestra”, conclui Luís Carvalho.

A entrada para este concerto é gratuita. Reservas através da página da BilheteiraOnline.


 

P R O G R A M A 

  • 3 de novembro, 21h30, Seminário de Santa Joana Princesa

Ventos do mundo

Ventos de Leste
Suleika - Franz Schubert
Cinq mélodies populaires grecques - Maurice Ravel
- Le réveil de la mariée
- Là-bas, vers l’église-
- Quel galante m’est comparable
- Chanson des cueilleuses de lentisques
- Tout gai! 

Ventos do Norte
6 Lieder op.48 - Edvard Grieg
- Gruss
- Dereinst, Gedanke mein
- Lauf der Welt
- Die verschwiegene Nachtigall
- Zur Rosenzeit
- Ein Traum 

Ventos Sul-americanos
Cinco canciones populares argentinas - Alberto Ginastera
- Chacarera
- Triste
- Zamba
- Arrorró
- Gato
Ventos do Sul da Europa
Poema en forma de canciones - Joaquin Turina
- Dedicatoria
- Nunca olvida
- Cantares
- Los dos miedos
- Las locas por amor

  • 4 de novembro, 21h30, Capela de N. Sra de La Salette - Oliveira de Azeméis

Do Mediterrâneo ao Báltico - Viagem musical com Trio Atlântico

Trio para cordas em lá menor, op.32 - Ermanno Wolf-Ferrari (1876 -1948)

Serenata para trio de cordas em dó maior, op. 10 - Ern? Dohnányi (1877-1960)

Trio para cordas no.2 - Aleksander Tansman (1897-1986)

  • 5 de novembro, 21h30, Auditório Renato Araújo, Edifício da Reitoria da UA

Sopros em Viagem

1ª parte
Orient et Occident – Camille Saint-Saens (1835-1921)
(Grande Marche)
Manhattan Symphonie – Serge Lancen (1922-2005)
- Arrivée à Manhattan
- Le Central Park
- Harlem
- Broadway
- Rockefeller Building
Em comemoração do centenário do nascimento do compositor (1922-2022)

2ª parte
Traveler – David Maslanka (1943-2017)
Journey to the Centre of the Earth – Peter Graham (1958)
(Symphonic Scenes for Winds and Percussion)
- The Summit of Snaefells
- Descent
- The Wonders of the Terrestrial Depths
- The Day of Rest
- Lost in the Labyrinth
- The Whispering Gallery
- Rescue from the Abyss
- Battle of the Antediluvian Creatures and Ascent
- Homecounting

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,719,944