"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova rota para observar as aves de Mértola e Castro Verde vai ter passeios gratuitos

A Portugal Wildscapes criou uma novíssima Rota de Observação de Aves para dar apoio a quem quiser admirar os pássaros que sobrevoam os territórios de Mértola e Castro Verde. Para celebrar, há dois dias de passeios guiados gratuitos.

Foto de Miguel Manso Foto de Miguel Manso Foto de Miguel Manso


Olhar atento e binóculos a postos: a Rota de Observação de Aves, “uma nova estrutura que pretende dar apoio aos visitantes interessados em ver as aves” de Castro Verde e Mértola, vai ser inaugurada no fim-de-semana de 29 e 30 de outubro, com dois dias de passeios guiados.

No sábado, o ponto de encontro é no Observatório do lince-ibérico, em São João dos Caldeireiros (das 14h30 às 18h30), enquanto no domingo há duas iniciativas: de manhã, a partir de Além Rio, no concelho de Mértola (8h30-12h30, frente à Casa Amarela); e, de tarde, com saída na capela de Nossa Senhora de Aracelis (das 14h30 às 18h30). A participação é gratuita (inscrições aqui).

A Rota de Observação de Aves é uma iniciativa da associação sem fins lucrativos Portugal Wildscapes, co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, e nasce da necessidade de melhorar a infraestrutura de visitação e a experiência dos visitantes interessados em observar as aves.

“Muita gente chega ao território com a expectativa de ver aves, mas não sabe onde se dirigir nem que espécies encontrar nas diferentes estações do ano”, refere João Jara, empresário da área do turismo de birdwatching e um dos co-autores da rota, em comunicado.

Para o empresário, a nova estrutura “vem colmatar uma necessidade há muito identificada” pela associação e pelos municípios, lembrando que um dos objetivos comuns às diferentes entidades é que “mais pessoas venham ao território, e permaneçam por mais tempo”.

“A nossa empresa traz visitantes com alguma frequência, mas há muitos turistas que vêm autoguiados e em autonomia, para os quais uma estrutura destas faz todo o sentido”, aponta João Jara. “A rota também pode ser muito útil para os operadores não especializados, nomeadamente os da região.”

Nesta “primeira fase”, o projeto integra dez pontos para descobrir “as aves do Baixo Alentejo”, “cobrindo habitats muito distintos”, como as estepes cerealíferas, os vales fluviais escarpados e os açudes e barragens da região.

A iniciativa abrange, para já, as freguesias de São João dos Caldeireiros e Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola, e São Marcos da Ataboeira e Entradas, no município de Castro Verde. No entanto, já está a ser trabalhada a expansão da rota “para outras freguesias dos concelhos de Castro Verde, Mértola, e também de Serpa”, revela João Jara na nota de imprensa.

A Portugal Wildscapes, que organiza o fim-de-semana de atividades com o apoio das autarquias de Mértola e Castro Verde, é uma associação sem fins lucrativos que “trabalha no Baixo Alentejo para aliar o turismo à conservação da natureza, através do envolvimento de privados, autarquias e ONG”. Além de promover “um destino de turismo de natureza responsável”, “cria pacotes de visitação que geram fundos para a conservação e promove os valores naturais do território”.


por Fugas e Público | 17 de outubro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,597