"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um homem não tem de ser uma ilha

Porto Editora publica "José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte", de Fernando Gómez Aguilera.


José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte,
de Fernando Gómez Aguilera – nas palavras de Pilar del Río, o «colaborador mais próximo, confidente e amigo» do Prémio Nobel português –, para além de analisar as narrativas concebidas durante os anos de vida do escritor em Lanzarote, revela também textos inacabados, projetos para romances e peças de teatro, tesouros escondidos no imenso espólio que nos deixou. Nestas páginas confirmamos que o autor nascido na Azinhaga entendia a literatura como um instrumento de conhecimento, forjado na sua particular visão do mundo. Por vontade expressa de José Saramago, Fernando Gómez Aguilera é o fiel depositário de um largo manancial de documentos, cadernos, diversos apontamentos e outros materiais desconhecidos do grande público. Através deste ensaio envolvente e cativante, em permanente diálogo com a própria escrita de José Saramago, são exploradas, em detalhe, as ideias, emoções e métodos por detrás da produção literária do escritor durante a sua estadia em Lanzarote e mais além, constituindo-se este livro como um documento central e imprescindível para estudar mais a fundo a obra literária do único Prémio Nobel de Literatura da língua portuguesa.

O livro já se encontra em pré-venda.

SOBRE O LIVRO
José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte
«Muitas vezes os seres humanos são ilhas, fazem parte de um arquipélago comum – a humanidade – porém, não levantam as pontes necessárias para a comunicação e assim vão deixando passar o tempo, de solidão em solidão. José Saramago não teve esse problema: chegou a Lanzarote e encontrou Fernando Gómez Aguilera, ou seja, encontrou a possibilidade de conversar e nunca se sentiu só. Fernando Gómez Aguilera foi, durante dezasseis anos, o seu interlocutor, a pessoa em quem o escritor português ia depositando firmemente a sua confiança, com satisfação, sempre em amizade. Este livro é a prova de que José Saramago e Fernando Gómez Aguilera nunca foram ilhas e também de que a ilha de Lanzarote, pela intervenção construtiva de ambos, é um continente povoado na experiência de leitura de muitos homens e mulheres pelo mundo.»
[Do Prólogo de Pilar del Río]

Ver primeiras páginas 

Título: José Saramago. O Pássaro que Pia Pousado no Rinoceronte
Autor: Fernando Gómez Aguilera
Tradução: Cristina Rodriguez e Artur Guerra
Páginas: 344
PVP: 17,75 € 

SOBRE O AUTOR
Fernando Gómez Aguilera

Nasceu em San Felices de Buelna, Cantábria, em 1962. É poeta, ensaísta e filólogo de formação e foi também professor de literatura espanhola. É atualmente diretor da Fundação César Manrique, em Lanzarote, e curador da Fundação José Saramago. Em 2007 preparou uma grande exposição dedicada à vida e trajetória literária do Prémio Nobel, inaugurada na sede da Fundação César Manrique, e posteriormente exibida em Lisboa, São Paulo e na Cidade do México. Conhecedor da obra de José Saramago, apresentou vários livros do escritor português e publicou ensaios e críticas literárias sobre a narrativa do Prémio Nobel de Literatura de 1998. É também autor da biografia cronológica José Saramago. A Consistência dos Sonhos e de José Saramago nas Suas Palavras, publicado pela Porto Editora em 2021. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,669