"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Aqui está, finalmente, o que realmente escrevi"

Livros do Brasil publica pela primeira vez em Portugal a versão integral não censurada de Bábi Iar, de Anatóli Kuznetsov.


A Introdução de Irene Flunser Pimentel contextualiza esta nova edição no atual momento histórico, quando aquele território volta a ser palco de guerra.

«Esta edição de Bábi Iar, de Anatóli Kuznetsov, publicada pela Livros do Brasil, é diferente e complementar da versão que a mesma editora deu à estampa em 1970. Enquanto esta se baseava na tradução da versão soviética de 1966, censurada pelas autoridades, a actual tem origem no livro completo com o mesmo título, Bábi Yar, publicado em 1970, nos EUA, depois de, no ano anterior, o autor se ter exilado para o Reino Unido», explica Irene Flunser Pimentel na Introdução da versão integral não censurada, agora editada na coleção Dois Mundos da Livros do Brasil. Entre os doze e os catorze anos, quando, na suas próprias palavras, era «um faminto e assustado rapazinho», o autor juntou notas sobre o infame massacre no que tinha sido até então o seu local de brincadeiras. O resultado é um documento em forma de romance.

O livro já se encontra em pré-venda.

De forma a permitir aos leitores identificar as diferenças entre versões, na presente edição são destacadas a negrito as passagens que foram acrescentadas ou significativamente alteradas. É o caso do Prefácio, assinado pelo autor, onde conta que quando apresentou o manuscrito original a uma revista de Moscovo, ele foi-lhe devolvido imediatamente com a advertência de o não mostrar a ninguém até ter removido toda «a tralha antissoviética» que continha. «Aqui está, finalmente, o que realmente escrevi», desabafa. Considerado um dos mais importantes testemunhos sobre a ocupação nazi de território soviético, Bábi Iar permite um olhar sobre a história da Ucrânia particularmente relevante para a leitura dos acontecimentos recentes na Europa.

SOBRE O LIVRO
Bábi Iar
Em setembro de 1941, as tropas nazis conquistaram Kiev. Fascinadas pela elegância dos soldados alemães ou esperançosas na reconquista do exército soviético, as populações dividiram-se. Anatóli Kuznetsov tinha doze anos e assistiu à discordância no seio da própria família. Mas à medida que os dias corriam, tornava-se claro que aquele território estava a ser palco de um crime terrível: os disparos não cessavam, as valas comuns eram abertas, o fumo tomava conta dos céus, e os judeus, os ciganos e quaisquer opositores às regras alemãs desapareciam das ruas. Não existem números consensuais, mas estima-se que mais de 100 000 pessoas terão sido mortas em Bábi Iar, às portas da capital ucraniana, e, durante décadas, quer alemães quer russos tentaram escondê-lo. Em 1961, Kuznetsov submeteu o seu testemunho deste período às autoridades soviéticas e, em 1966, saiu por fim em livro, numa versão fortemente truncada. Apenas após a fuga do autor para Inglaterra, em 1969, seria revelado o texto completo – e é esse que agora, pela primeira vez, se dá a ler em Portugal. Um perturbador retrato da brutalidade da guerra vista pelos olhos de uma criança e uma lição sobre o poder da censura.

Título: Bábi Iar
Autor: Anatóli Kuznetsov
Introdução: Irene Flunser Pimentel
Tradução: Jorge Rosa
Revisão da tradução: Manuel Reis
N.º de Páginas: 488
PVP: 22,20€
Coleção: Dois Mundos

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR
Anatóli Kuznetsov

Nasceu em Kiev, na Ucrânia, a 18 de agosto de 1929, filho de pai russo e mãe ucraniana. Aos catorze anos, começou a registar os acontecimentos que testemunhou sobre o massacre de Bábi Iar, perpetrado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. A primeira edição do seu livro ocorreu em 1966, numa versão censurada pelas autoridades russas. O texto integral seria publicado em 1970, sob o pseudónimo A. Anatoli, já após a fuga do autor para Londres, onde trabalhou como repórter para a Radio Liberty. Faleceu na capital britânica em 1979.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,657