Publicações
Love Me Do: seis décadas de Beatles celebradas na edição portuguesa do clássico de Michael Braun
Este foi o primeiro livro de sempre a ser editado sobre os Beatles e é, segundo a revista Rolling Stone, «o melhor de todos os tempos».
Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles apresenta-nos o invejável relato de Michael Braun, que, em 1963, acompanhou John, Paul, George e Ringo na primeira grande digressão internacional após o estrondoso sucesso do singleLove Me Do, que celebrou o 60.º no passado dia 5 de outubro de 2022. Foram meses de loucura, excessos e euforia, meses em que o autor viu nascer a Beatlemania, meses expostos a nu, num livro que John Lennon apelidou de «verdadeiro», por descrevê-lo a si e aos seus companheiros tal como eram: «uns verdadeiros safados». Seis décadas depois, Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles aterra em Portugal para gáudio dos fãs do quarteto de Liverpool, numa edição Guerra e Paz Editores traduzida por Maria Ferro. A obra, que já se encontra disponível em pré-venda no site da editora, chega oficialmente à rede livreira nacional.
Longe da imagem betinha das revistas de fãs, Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles mostra-nos a realidade da mais influente banda de todos os tempos. Nele, Michael Braun, «lenda desconhecida no seu tempo», nas palavras do ator britânico Adrian Dannatt, mostra-nos o lado B dos quatro rapazes de Liverpool. Palavrões, bebida sem limite, opiniões controversas em resposta à pressão sufocante, tudo isto cabe num relato único de quem viveu com os Beatles durante três meses e assistiu ao nascer de um dos maiores fenómenos de massas do último século: a Beatlemania.
Ele esteve lá: na sala de ensaios, em Londres, nas loucas digressões a Paris e aos Estados Unidos; esteve nas conversas privadas dos Beatles, nas gravações recheadas de incidentes e piadas impróprias, esteve na fuga às hordas de fãs aos gritos. Ele esteve lá, até no sono, e faz-nos acreditar, nesta obra muito à frente do seu tempo, que também estivemos. Não é por acaso que Mark Lewisohn, historiador britânico que se tornou numa autoridade no que à biografia dos Beatles diz respeito, afirmou que «Love Me Do! é fascinante e, a meu ver, insuperável... pode até ser o melhor livro alguma vez escrito sobre os Beatles.» No prefácio da obra, Lewisohn acrescenta que a sua «leitura devia ser obrigatória para todos os estudantes e historiadores do século XX».
Tudo começou em 1963, quando John, Paul, George e Ringo decidiram incluir Braun na digressão de seis semanas que celebrou o enorme sucesso do seu álbum de estreia. Please, Please Me, levou os Beatles ao primeiro lugar do tops, impulsionado pelo single de avanço Love Me Do!, que dançava nos gira-discos dos britânicos desde Outubro de 1962. E tudo nos leva, 60 anos depois, a celebrar, uma vez mais, quatro seres humanos imperfeitos e geniais que inscreveram os seus nomes na História.
Um clássico na história da cultura pop, Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles chega agora a Portugal, numa tradução de Maria Ferro, com a chancela da Guerra e Paz, e inclui 16 páginas ilustradas com fotografias do percurso dos Beatles. Já em pré-venda no site da editora, a obra está oficialmente disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 25 de outubro de 2022.
Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles
Michael Braun
Não-Ficção / História
184 páginas · 15x23 · 16,50 €