"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Love Me Do: seis décadas de Beatles celebradas na edição portuguesa do clássico de Michael Braun

Este foi o primeiro livro de sempre a ser editado sobre os Beatles e é, segundo a revista Rolling Stone, «o melhor de todos os tempos».


Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles
apresenta-nos o invejável relato de Michael Braun, que, em 1963, acompanhou John, Paul, George e Ringo na primeira grande digressão internacional após o estrondoso sucesso do singleLove Me Do, que celebrou o 60.º no passado dia 5 de outubro de 2022. Foram meses de loucura, excessos e euforia, meses em que o autor viu nascer a Beatlemania, meses expostos a nu, num livro que John Lennon apelidou de «verdadeiro», por descrevê-lo a si e aos seus companheiros tal como eram: «uns verdadeiros safados». Seis décadas depois, Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles aterra em Portugal para gáudio dos fãs do quarteto de Liverpool, numa edição Guerra e Paz Editores traduzida por Maria Ferro. A obra, que já se encontra disponível em pré-venda no site da editora, chega oficialmente à rede livreira nacional.

Longe da imagem betinha das revistas de fãs, Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles mostra-nos a realidade da mais influente banda de todos os tempos. Nele, Michael Braun, «lenda desconhecida no seu tempo», nas palavras do ator britânico Adrian Dannatt, mostra-nos o lado B dos quatro rapazes de Liverpool. Palavrões, bebida sem limite, opiniões controversas em resposta à pressão sufocante, tudo isto cabe num relato único de quem viveu com os Beatles durante três meses e assistiu ao nascer de um dos maiores fenómenos de massas do último século: a Beatlemania.

Ele esteve lá: na sala de ensaios, em Londres, nas loucas digressões a Paris e aos Estados Unidos; esteve nas conversas privadas dos Beatles, nas gravações recheadas de incidentes e piadas impróprias, esteve na fuga às hordas de fãs aos gritos. Ele esteve lá, até no sono, e faz-nos acreditar, nesta obra muito à frente do seu tempo, que também estivemos. Não é por acaso que Mark Lewisohn, historiador britânico que se tornou numa autoridade no que à biografia dos Beatles diz respeito, afirmou que «Love Me Do! é fascinante e, a meu ver, insuperável... pode até ser o melhor livro alguma vez escrito sobre os Beatles.» No prefácio da obra, Lewisohn acrescenta que a sua «leitura devia ser obrigatória para todos os estudantes e historiadores do século XX».

Tudo começou em 1963, quando John, Paul, George e Ringo decidiram incluir Braun na digressão de seis semanas que celebrou o enorme sucesso do seu álbum de estreia. Please, Please Me, levou os Beatles ao primeiro lugar do tops, impulsionado pelo single de avanço Love Me Do!, que dançava nos gira-discos dos britânicos desde Outubro de 1962. E tudo nos leva, 60 anos depois, a celebrar, uma vez mais, quatro seres humanos imperfeitos e geniais que inscreveram os seus nomes na História.

Um clássico na história da cultura pop, Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles chega agora a Portugal, numa tradução de Maria Ferro, com a chancela da Guerra e Paz, e inclui 16 páginas ilustradas com fotografias do percurso dos Beatles. Já em pré-venda no site da editora, a obra está oficialmente disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 25 de outubro de 2022.

Love Me Do! – A Ascensão dos Beatles
Michael Braun
Não-Ficção / História
184 páginas · 15x23 · 16,50 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,050