"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Famalicão, o cinema é uma família

De volta à Casa das Artes, até 22 de outubro, o Close-up - Observatório de Cinema propõe filmes-concerto, uma retrospetiva da obra de Catarina Mourão, clássicos italianos e uma exposição de Fellini.

A Vida Depois de Yang - tisana futurista do sul-coreano Kogonada, qual viagem emocional pelas memórias de um androide que tocou todo um núcleo familiar.


Na edição anterior do Close-up, o cinema era celebrado enquanto comunidade: 
procurava-se trazer os espectadores de volta à experiência do grande ecrã, combatendo os hábitos sedentários criados pela pandemia. Este ano, no seu 7.º "episódio" (como, em rigor, se designa), o Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão estreita ainda mais os laços fraternos e chama família a essa comunidade. Com efeito, é através do conceito de família que alguns dos filmes programados refletem o idioma íntimo do cinema.

Caso de A Vida Depois de Yang, uma tisana futurista do sul-coreano Kogonada, qual viagem emocional pelas memórias de um androide que tocou todo um núcleo familiar, mas também dos documentários A Távola de Rocha, de Samuel Barbosa, retrato cúmplice do cineasta Paulo Rocha, e Jane por Charlotte, o testemunho pela câmara de uma exposição mútua entre Jane Birkin e a sua filha Charlotte Gainsbourg, sem esquecer a mágoa do luto no drama italiano As Irmãs Macaluso, de Emma Dante, e o rebuliço cómico à la Kusturica em Gato Preto, Gato Branco.

Como já vem sendo apanágio do Close-up, um dos pontos altos deste festival intimista são os filmes-concerto. Mantendo a tradição, a Casa das Artes será palco de dois momentos-chave: a abertura, dia 15, faz-se com Melodia do Mundo, de Walter Ruttmann, sinfonia visual do estado do mundo em 1929, acompanhado ao vivo pelos Glockenwise, e o encerramento, dia 22, fica por conta de Frankie Chavez e Peixe (projeto Miramar), que dão música a Memorabilia (2021), de Jorge Quintela, um conjunto de filmes de arquivo em 8mm. Pelo meio, no dia 19 (Teatro Narciso Ferreira), há a revisitação de um dos acontecimentos da História do cinema, O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene, marco do expressionismo alemão aqui musicado por Haarvöl.

Precisamente, no capítulo da memória, o Close-up regressa ainda a dois gigantes do cinema italiano, Michelangelo Antonioni e Pier Paolo Pasolini, no ano do centenário deste último. Oportunidade para (re)ver os clássicos modernos O Grito, A Aventura e O Eclipse, do primeiro, e Accattone, Mamma Roma e Passarinhos e Passarões, do segundo. Filmes que dialogam e contrastam com a exposição de outro mestre conterrâneo, Federico Fellini, composta por desenhos, fotografias e cartazes do cineasta, que pode ser visitada até 30 de dezembro no Foyer da Casa das Artes.

Este ano o destaque português é o cinema documental de Catarina Mourão, uma das realizadoras mais sensíveis do nosso panorama, com um olhar que oscila entre o observacional, profundamente atento às pessoas, e o arquivo íntimo (mais uma vez, a família). Para além de uma masterclass, no dia 21, serão exibidos, entre outros, o mais recente Ana e Maurizio, Desassossego, A Minha Aldeia já não Mora Aqui e A Dama de Chandor.

Para os mais novos, as propostas vão de Jacques Tati (As Férias do Sr. Hulot) e Ari Folman (À Procura de Anne Frank) à febre amarela de Mínimos 2. Como sempre, o Close-up recheia-se de um vasto conjunto de convidados para comentar as sessões, e há ainda apresentações de livros no café-concerto da Casa das Artes. Caso para dizer: são oito dias intensos com a família Cinema em Famalicão.


por Inês N. Lourenço in Diário de Notícias | 16 de outubro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,805