"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Pode o teatro online ser considerado teatro?

Prospero é a nova plataforma europeia para ver teatro de toda a Europa e está já acessível em www.prospero-theatre.tv.


Cofinanciada pela Comissão Europeia, a rede Prospero – Extended Theatre reúne dez parceiros: nove teatros de nove países europeus, entre eles o Teatro São Luiz, e um parceiro media europeu, com o objetivo de tornar o teatro acessível online e gratuito na Europa.

Esta plataforma Prospero permite aos teatros parceiros realçar e apoiar os seus artistas e produções através de conteúdos digitais de alta qualidade e aumentar a sua própria visibilidade na cena europeia.

Prospero é um projeto europeu para o futuro do teatro, no qual temos muito orgulho em participar.

A evolução das plataformas de streaming online nos últimos anos, acelerada pelos sucessivos confinamentos devido à pandemia de Covid-19, trouxe para a ribalta a questão da presença digital do teatro.

Esta tendência é o tema de muitos debates e discussões. Pode o teatro online ainda ser considerado teatro? Pode existir sem a sua presença física imediata e tangível? Podem os meios digitais trazer novas formas de ver, e mesmo de criar, peças de teatro e assim ampliar e enriquecer a experiência teatral?

As questões em torno da existência do teatro na esfera digital são muitas e relevantes para o público, os encenadores e as companhias de teatro.

O nosso projeto, Prospero – Extended Theatre, tenta responder a estas questões essenciais e urgentes.

Prospero – Extended Theatre reúne dez parceiros: nove teatros de nove países europeus e um parceiro europeu dos meios de comunicação social.

Os nove teatros parceiros europeus são:

O parceiro europeu dos meios de comunicação social é:

ARTE

Este projeto, que teve início em 2020, sendo cofinanciado pelo programa da União Europeia para a Europa Criativa, baseia-se em três eixos: 

  • a produção e filmagem de nove peças – uma em cada teatro parceiro;
  • o desenvolvimento de uma plataforma de streaming online, disponível em prospero-theatre.tv;
  • o desenvolvimento da audiência de cada teatro, inclusive na esfera digital. 

A vocação da plataforma Prospero é acolher e disponibilizar, gratuitamente (durante o período de financiamento da UE, até ao final de 2024) e em toda a União Europeia, conteúdos relacionados com teatro, tais como: gravações de peças, entrevistas de artistas e documentários curtos nos bastidores dos teatros e das peças.

Em particular, os espectadores poderão assistir às gravações – legendadas em nove línguas (inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, croata, polaco e sueco) – das nove peças produzidas no âmbito do projeto Prospero – Extended Theatre

  • Fraternité, Conte fantastique – de Caroline Guiela Nguyen
  • Imagine – direção de Krystian Lupa
  • The Silence – direção de Dead Centre
  • Sorry – direção de Bobo Jel?i?
  • Pendulum – direção de Marco Martins
  • Hedda – direção de Aurore Fattier
  • Calderón – direção de Fabio Condemi
  • Projeto a anunciar por Teatros del Canal
  • *título a definir* – direção de Yael Ronen 

A plataforma Prospero permite aos teatros parceiros realçar e apoiar os seus artistas e produções através de conteúdos digitais de alta qualidade e aumentar a sua própria visibilidade na cena europeia. Esta plataforma é também uma oportunidade para eles desenvolverem a sua presença digital e contribuírem para a apropriação deste meio – rico em potencial – por parte do setor. 

Para o público, os profissionais do setor e outras partes interessadas das esferas educativa e associativa, Prospero é uma plataforma para encontrar gravações de alta qualidade de peças de teatro e conteúdos relacionados de toda a Europa. O teatro não tem fronteiras e esta plataforma será mais um exemplo disso. 

Prospero está disponível em www.prospero-theatre.tv

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,722,658