"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Annie Ernaux vence Prémio Nobel da Literatura 2022

Nascida na Normandia, em 1940, é uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história de eventos recentes.

Foto: Cati Cladera/EPA


A francesa Annie Ernaux vence Nobel da Literatura “pela coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”, justificou a academia sueca.

A academia revelou que ainda não conseguiu contactar Annie Ernaux, 82 anos, escritora e antiga professora. Entre as suas obras mais relevantes estão títulos como "O Acontecimento" ou "Os Anos", editados em Portugal pela editora "Livros do Brasil".

No entanto, a agora a laureada com o Nobel da Literatura já prestou declarações a um canal de televisão sueco. Segundo a agência de notícias France Press, Ernaux diz sentir-se "muito honrada" com a atribuição do prémio, acrescentando, que é também uma "responsabilidade".

Nascida na Normandia, em 1940, é atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história de eventos recentes.

Já venceu, entre outros, o Prémio Marguerite Yourcenar e o Prémio Formentor de las Letras (em 2019).

Annie Ernaux é a 17ª mulher a receber o Nobel da Literatura.

O Nobel da Literatura é atribuído desde 1901. Em 2021, o escritor da Tanzânia Abdulrazak Gurnah foi o vencedor do Nobel da Literatura.

Este é o quarto prémio Nobel anunciado esta semana. Já foram conhecidos os vencedores do Nobel da Química, da Física e da Medicina. Na sexta-feira será conhecido o Nobel da Paz e, na segunda-feira, 10 de outubro, o da Economia.

Os vencedores recebem um diploma, uma medalha de ouro e uma quantia em dinheiro, que este ano será de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 919 mil euros).

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor".


por Cristina Nascimento, Maria João Costa in Renascença | 6 de outubro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,305