Notícias
Obras inéditas de Bordalo II em exposição a solo em Lisboa com entrada gratuita
Em Evilution , o artista plástico quer enviar um alerta à sociedade que continua a produzir excesso de lixo.
Evilution, que nasce de um trocadilho entre “evolution”, ou evoluir em português, e “evil”, mal, foi o título escolhido pelo artista português Bordalo II para a sua exposição a solo (no Edu Hub Lisbon, em Lisboa, de 8 de outubro a 11 de dezembro). É também um alerta para uma sociedade que se diz evoluída mas produz lixo em excesso, desperdícios que acabam por ser a matéria-prima do trabalho deste artista que começou pelo graffiti ou arte urbana.
“A forma como nós, enquanto sociedade e Humanidade, temos evoluído é, em muitos aspetos, negativa, quase diabólica. Daí o trocadilho”, explicou Bordalo II em declarações à Lusa, durante a montagem da mostra.
Nos últimos anos, o artista Artur Bordalo (Bordalo II - o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo) tem espalhado pelo mundo Big Trash Animals ("Grandes Animais de Lixo"), retratos de animais feitos com aquilo que os destrói.
Sobre Evilution, Bordalo II adianta que o público vai ver novas obras de séries mais conhecidas, como Small trash animals e Big trash animals, e “também uma grande variedade de novas séries de trabalhos - com materiais provenientes dos sítios onde é destruído o habitat dos animais, muitas vezes para exploração intensiva”. Segundo o artista, o corpo de trabalho apresentado na exposição “acaba por ser uma evolução, ou uma ‘ivolução'”, daquilo que “andava a fazer antes”, mas “com utilização de outros materiais ou uma diferente organização destes, e mesmo a utilização do espaço público”.
“Muitas vezes este tipo de trabalho é trazido do espaço público para dentro da galeria, do museu ou da instituição. Neste caso, agarrámos nalgumas peças da última série e levámo-las de volta para a rua”, explicou.
Encontrar desperdícios para criar, “infelizmente, continua a ser fácil”, alerta Bordalo II. “Mesmo mudando o material, existe uma grande diversidade de coisas que podem ser utilizadas, o que é interessante do ponto de vista artístico e é triste do ponto de vista da vida”, afirmou.
Evilution tem entrada gratuita e pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 14h e as 20h, sendo a última entrada às 19h.
por Lusa e Público | 3 de outubro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público