"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Obras inéditas de Bordalo II em exposição a solo em Lisboa com entrada gratuita

Em Evilution , o artista plástico quer enviar um alerta à sociedade que continua a produzir excesso de lixo.

Foto de Miguel A. Lopes/Lusa


Evilution
, que nasce de um trocadilho entre “evolution”, ou evoluir em português, e “evil”, mal, foi o título escolhido pelo artista português Bordalo II para a sua exposição a solo (no Edu Hub Lisbon, em Lisboa, de 8 de outubro a 11 de dezembro). É também um alerta para uma sociedade que se diz evoluída mas produz lixo em excesso, desperdícios que acabam por ser a matéria-prima do trabalho deste artista que começou pelo graffiti ou arte urbana.

“A forma como nós, enquanto sociedade e Humanidade, temos evoluído é, em muitos aspetos, negativa, quase diabólica. Daí o trocadilho”, explicou Bordalo II em declarações à Lusa, durante a montagem da mostra.

Nos últimos anos, o artista Artur Bordalo (Bordalo II - o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo) tem espalhado pelo mundo Big Trash Animals ("Grandes Animais de Lixo"), retratos de animais feitos com aquilo que os destrói.

Sobre Evilution, Bordalo II adianta que o público vai ver novas obras de séries mais conhecidas, como Small trash animals e Big trash animals, e “também uma grande variedade de novas séries de trabalhos - com materiais provenientes dos sítios onde é destruído o habitat dos animais, muitas vezes para exploração intensiva”. Segundo o artista, o corpo de trabalho apresentado na exposição “acaba por ser uma evolução, ou uma ‘ivolução'”, daquilo que “andava a fazer antes”, mas “com utilização de outros materiais ou uma diferente organização destes, e mesmo a utilização do espaço público”.

“Muitas vezes este tipo de trabalho é trazido do espaço público para dentro da galeria, do museu ou da instituição. Neste caso, agarrámos nalgumas peças da última série e levámo-las de volta para a rua”, explicou.

Encontrar desperdícios para criar, “infelizmente, continua a ser fácil”, alerta Bordalo II. “Mesmo mudando o material, existe uma grande diversidade de coisas que podem ser utilizadas, o que é interessante do ponto de vista artístico e é triste do ponto de vista da vida”, afirmou.

Evilution tem entrada gratuita e pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 14h e as 20h, sendo a última entrada às 19h.


por Lusa e Público | 3 de outubro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,538