"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu Judaico do Porto recebe Bispo do Porto para ver o filme "1618" sobre a Inquisição

Dia 29 de setembro, o filme “1618” estreia nos cinemas nacionais, fruto de uma parceria entre a Diocese do Porto e a Comunidade Judaica da cidade, que detém os direitos sobre o mesmo. O filme é distribuído pela Cinemundo.


No dia seguinte, sexta-feira, o Bispo do Porto D. Manuel Linda e o Presidente da Comunidade Judaica, Gabriel Senderowicz, juntam-se no Museu Judaico do Porto, para a visualização conjunta do filme, cujas receitas obtidas em Portugal reverterão para fins de solidariedade social.

Baseada em factos reais, a longa-metragem leva-nos à cidade do Porto, no ano de 1618. O visitador da Inquisição Sebastião de Noronha dirige-se à cidade, onde muitos cristãos-novos são suspeitos de praticar heresias judaizantes. Sucedem-se as denúncias anónimas, as buscas domiciliárias, as prisões arbitrárias, os ódios e a exposição pública das principais figuras da comunidade cristã-nova. No entanto, as autoridades judiciárias e os padres do Porto opõem-se à Visitação. O tribunal eclesiástico é mesmo cercado por guardas a cavalo por ordem do Tribunal da Relação, o que leva o Visitador a viajar para Madrid para fazer queixa ao Rei D. Filipe II.

O filme “1618” foi apresentado nos maiores festivais internacionais em todos os continentes e chega agora às salas de cinemas em Portugal com mais de 70 prémios arrecadados, tornando-se o filme português mais premiado de sempre.

Para o realizador Luís Ismael, “o filme parte de casos verídicos e traz a lume a história da entrada da Inquisição no Porto, que foi à procura de delatores que acusassem pessoas que tinham práticas judaicas. Mas tanto a população, como as autoridades da cidade revoltaram-se com esta intromissão da Inquisição”.

Com a participação de 1200 figurantes, "1618" é uma das maiores e mais complexas produções cinematográficas realizadas em Portugal. Produzido pela Lightbox, o filme conta com a participação de nomes conhecidos do público português, tais como Pedro Laginha, Catarina Lacerda, Francisco Beatriz, Mafalda Branqart, Heitor Lourenço, Pompeu José, entre outros.

Salas de cinema e horário das sessões podem ser consultados aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,093