"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Pedra Branca" de Ethel Feldman e Miguel Vale Almeida

Uma história de vida do século XX.


«Quando Ethel Rosenberg foi condenada à morte por espionagem a favor da União Soviética, eu nasci. Meus pais, indignados com a barbárie da sentença, batizaram-me de Ethel. Tinha quatro anos quando entrei para o Scholen, escola judia não sionista, onde aprendi yiddish e hebraico que vim a esquecer poucos anos depois. Tinha cinco anos quando o meu pai me mostrou a sua fotografia no jornal. Uma cena de pugilato entre antifascistas e polícia brasileira no final de um jogo internacional de hóquei onde Portugal era finalista. Os portugueses exilados no Brasil invadiram o campo exigindo a libertação das ex-colónias. Tinha dez anos quando aconteceu o golpe militar no Brasil e dezasseis quando vim morar para Portugal. Matemática, designer, desenhista, comunicadora e documentalista foram as minhas paragens profissionais.»

Sobre os autores

Rosa Feldman nasceu no Brasil, filha de emigrantes judeus da Polónia na década de vinte do último século e cresceu e viveu parte da sua vida em duas comunidades que se cruzavam: a da judeidade ídiche e a do ideal comunista. Casou-se com um escritor português que conheceu num evento político no Leste Europeu e que com ela se mudou para o Brasil, onde já viviam outros intelectuais refugiados da ditadura portuguesa, até à mudança definitiva para Portugal.

Ethel Feldman, filha de Rosa e Miguel Vale de Almeida, antropólogo, juntaram-se neste projeto colaborativo com Rosa Feldman nos seus últimos anos de vida, bem como com uma rede de familiares em Portugal e no Brasil, construindo um trabalho que hibridiza a autobiografia, a memória familiar, a biografia e a antropologia, bem como registos de escrita diferentes.

Miguel Vale de Almeida nasceu em Lisboa em 1960. É professor catedrático de Antropologia no ISCTE e investigador do CRIA, onde dirigiu, até 2015, a revista Etnográfica. Com trabalho de campo em Portugal, Brasil, Catalunha e Israel/Palestina, tem pesquisado questões de género e sexualidade, etnicidade, «raça» e pós-colonialismo. Tem vários livros publicados em Portugal e no estrangeiro, destacando-se Senhores de Si: Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade, Um Mar da Cor da Terra: ‘Raça’, Cultura e Política da Identidade, Outros Destinos: Ensaios de Antropologia e Cidadania, A Chave do Armário. Homossexualidade, casamento, família, sendo o mais recente Aliyah. Estado e Subjetividade entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina. Além de cronista e escritor, tem sido ativista dos direitos LGBT e foi eleito Deputado à Assembleia da República em 2009, tendo estado envolvido na aprovação do casamento igualitário.

Ficha do Livro
Título: Pedra Branca. Uma História de Vida do Século XX
Nº págs: 232
ISBN: 9789722131759
PVP C/ IVA: 17,90€
LeYa

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,970