Publicações
Cristo Empreendedor: livro propõe releitura inovadora das parábolas e alegorias de Jesus
E se lhe dissessem que Cristo foi um dos principais empreendedores da História?
É esta a abordagem inédita da doutrina e ação de Jesus que o professor José Eduardo Franco e o empresário Paulo Pereira da Silva propõe no livro Cristo Empreendedor – O Evangelho como Manual de Psicologia Empreendedora, um ensaio que parte das parábolas descritas nos Evangelhos para mostrar como a mensagem de Cristo estimula, afinal, o espírito de iniciativa necessário à criação de mais e melhores empreendimentos que façam avançar a humanidade. Uma leitura para todos, Cristo Empreendedor – O Evangelho como Manual de Psicologia Empreendedora chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz com ilustrações do padre João Sarmento, tradução dos textos bíblicos de Porfírio Pinto, prefácio do professor Jacinto Jardim e posfácio da presidente da COTEC, Isabel Furtado.
Afrontando a tendência dominante da cultura da resignação e da passividade, Jesus Cristo propôs-nos, há dois mil anos, uma espiritualidade da ação, afirmando que só vive verdadeiramente quem age para transformar a realidade, que nos leve a continuar o ato criador de Deus no Universo. A fonte de inspiração e a orientação que advêm dessa mensagem fortíssima incutem, na opinião do professor José Eduardo Franco e do empresário Paulo Pereira da Silva, um espírito de iniciativa, hoje embelezado por uma palavra da moda: empreendedorismo.
É este o ponto de partida para a proposta feita pelos dois autores no livro Cristo Empreendedor – O Evangelho como Manual de Psicologia Empreendedora: descobrir, a partir da releitura dos textos bíblicos –traduzidos e adaptados por Porfírio Pinto para este ensaio –, os caminhos, as atitudes, as decisões, as ações que nos podem fazer mais empreendedores, quer na vida simples do dia-a-dia, quer na aposta em empreendimentos maiores, que contribuam para construir um mundo melhor.
No prefácio da obra, Jacinto Jardim aplaude a iniciativa de José Eduardo Franco e Paulo Pereira da Silva: «Em boa hora reescreveram 20 parábolas dos Evangelhos na perspetiva da mentalidade empreendedora. Daí resultaram alguns dos comportamentos que enformam o mindset dos criadores de projetos e realizadores de empreendimentos inovadores.»
No texto, o diretor do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania da Universidade Aberta sublinha que as palavras deixadas por Jesus «resumem o seu propósito de disseminar uma ideia radicalmente nova, a da construção da fraternidade universal». Esta ideia é partilhada por Isabel Furtado, CEO do TMG e presidente da COTEC, que assina o posfácio do livro: «O Cristo Empreendedor planeia, agrega, motiva e norteia os seus seguidores para um processo de perpétua continuidade, desenhando uma Missão, apontando os Valores e criando uma Visão intemporal… A tal que perdura há mais de 2000 anos.»
Um livro tão inovador quanto inspirador, Cristo Empreendedor – O Evangelho como Manual de Psicologia Empreendedora chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz que inclui ilustrações do padre jesuíta João Sarmento.
Cristo Empreendedor – O Evangelho como Manual de Psicologia Empreendedora
José Eduardo Franco e Paulo Pereira da Silva
Não-Ficção / Gestão
128 páginas · 15x23 · 14,00€
Guerra e Paz, Editores