"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A brutalidade e o absurdo da guerra pela voz de um dos mais importantes romancistas ucranianos

Chega às livrarias de todo o país Abelhas Cinzentas, de Andrei Kurkov, considerado pela crítica mundial como um dos mais importantes romancistas ucranianos dos nossos dias.


No coração da Zona Cinzenta que separa as tropas lealistas e os separatistas pró-russos no Donbass fica Pequena Starhorodivka, aldeia de três ruas apenas. A violência constante que se arrasta há anos forçou todos os habitantes a abandonar a aldeia. Todos menos Sergey Sergeyich e Pashka, animigos de infância que aprenderam a conviver com a guerra como se fosse um vizinho desordeiro. Juntos encontram formas de sobreviver com normalidade à menos normal das situações, num conflito que há muito deixou de fazer sentido para ambos: as bombas de cada um dos lados matam igualmente, seja na rua Lenine seja na rua Taras Shevchenko.

Com o intensificar dos bombardeamentos e a chegada da primavera, o apicultor Sergeyich sabe que terá de transportar as suas abelhas para longe da terra de ninguém, longe da guerra, para onde possam recolher o pólen em paz e produzir mel que não esteja impregnado do sabor amargo da pólvora. A sua missão levá-lo-á numa viagem improvável por um país ferido até à segurança do Sul, cruzando-se com combatentes e cidadãos dos dois lados da frente de batalha: nacionalistas, separatistas, ocupantes russos e tártaros da Crimeia. E é aqui que Sergey Sergeyich olha o agressor nos olhos, testemunhando o poder repressivo dos invasores.

Tristemente presciente da situação hoje vivida – no prefácio que acompanha a obra, escrito em 2020, Kurkov refere o esquecimento mundial dos “conflitos sossegados e por resolver” e de uma guerra que a Rússia parece não ter intenção em terminar – Abelhas Cinzentas é um poderoso romance sobre a face humana da guerra, sobre as pessoas comuns que a guerra não consegue arrancar das suas casas, escrito com um humor desconcertante, quase tão desconcertante como as maneiras improváveis que a vida encontra para seguir o seu rumo.

SOBRE O LIVRO

Título: Abelhas Cinzentas
Autor: Andrei Kurkov
Tradução: Célia Correia Loureiro
Páginas: 372
PVP: 18,80€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Andrei Kurkov

Nascido em São Petersburgo em 1961, vive em Kiev desde a infância e escreve em russo. Estudou línguas estrangeiras, trabalhou como editor jornalístico e, durante o serviço militar, foi guarda prisional.
Mais tarde, escreveu inúmeros argumentos para cinema e televisão. Com o romance A morte e o pinguim, que será também publicado pela Porto Editora, alcançou o estatuto de um dos mais famosos escritores ucranianos contemporâneos. Os seus livros encontram-se publicados em 42 línguas.
É um autor freelance desde 1996 e vive na Ucrânia com a família. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,720,402