"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova temporada celebra, também, os 30 anos de CCB

Muita ópera, algum bailado e teatro, entre outras artes performativas que serão apresentadas até setembro de 2023 - num ano de comemorações para o centro cultural.

A ópera Pelléas et Mélisandre de Debussy vai abrir a nova temporada do CCB a 7 de outubro.© D.R.


Um Chão Comum
. É assim denominada a temporada 2022/23 do Centro Cultural de Belém (CCB) divulgada ontem e que também celebra os 30 anos do centro cultural. Numa apresentação que contou com a presença do presidente da instituição, Elísio Summavielle, para além de vários administradores e programadores de cada área cultural, foi explicado que a nova temporada pretende focar-se num "ideário de interligação entre uma variada conjuntura artística e criativa, advindo desse propósito a expressão que dá título ao programa".

Na sequência das temporadas anteriores, Entre (2020/21) e Mundos (2021/22), "O Chão Comum é realmente o chão comum de todas as expressões artísticas", indicou Elísio Summavielle que realçou ainda que o CCB está fortemente dependente da exploração de uma área mais comercial, como eventos e conferências e que a sua equipa mostrou-se entusiasmada com os pontos referenciais focados no programa: a ética, o tópico estratégico e a questão programática. Na apresentação foi ressalvado que a instituição está a estabelecer pontos de entendimento que poderão promover uma reflexão crítica de valências diferentes, nunca deixando de se valorizar a diversidade cultural. Entre as peças e obras que serão expostas ao público, o tema da sustentabilidade ambiental será abrangido e desenvolvido. "Queremos atuar", reiterou Madalena Reis, membro do Conselho de Administração, após uma breve referência à preocupante questão global.

Debussy para começar

Entre os muitos eventos da nova temporada, destaca-se, já nos dias 7 e 9 de outubro, o arranque com a ópera Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy, que segundo o CCB raramente é apresentada em palco. Cabe à Orquestra XXI estrear-se no domínio da ópera com a ópera de Debussy, sob a direção de Dinis Sousa e encenação de Kristiina Helin. A 20 de novembro a ópera e a dança vão estar de mãos dadas com a apresentação da ópera cómica A hora espanhola, de Maurice Ravel, pelo Ensemble Mediterrain, sob a direção de Bruno Borralhino, com encenação de Jorge Balca. Além da obra de Ravel, o Ensemble Mediterrain irá também interpretar a versão para orquestra de câmara do bailado El sombrero de tres picos, de Manuel de Falla.

No início de 2023, com o arranque das comemorações do 30.º aniversário do CCB, dá-se a estreia absoluta, a 27 de janeiro, da ópera Paraíso, composta por Nuno da Rocha a convite do CCB, na sequência da obra Inferno, que o compositor estreou em 2020. Mas há mais, muito mais: teatro, dança, e exposições que se vão estender até setembro de 2023.

Coleção Berardo no novo museu de Belém

À margem da apresentação o presidente do CCB, Elísio Summavielle, garantiu a transição da coleção Berardo para aquele que será o Museu de Arte Contemporânea de Belém e adiantou haver conversações com o Museu do Chiado, sem, contudo, se comprometer com datas, de acordo com a agência Lusa. "Não estabeleço um calendário porque a peleja judicial não está concluída", afirmou em declarações aos jornalistas, acrescentando que a denúncia do acordo com o empresário, sobre a coleção de arte, foi anunciada pelo ministro e que a "transição será feita", porque estatutariamente está tudo previsto. Segundo Elísio Summavielle, há já um nome pensado para o futuro museu que albergará a Coleção Berardo - Museu de Arte Contemporânea de Belém -, e decorrem conversas com o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, "para complementar o espólio que será depois parte deste futuro museu", mas ainda não estão "na fase de conjugação de relações". 


por Lusa e Diário de Notícias, 15 de setembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,645