Publicações
A ganância corrompe a alma de uma nação
Livros do Brasil faz chegar a Portugal um dos livros do ano para publicações como New York Times e Time Magazine. Crónicas do Lugar do Povo mais Feliz da Terra marca o regresso do Nobel Wole Soyinka ao romance depois de quase 50 anos de interregno.
Pérola literária com um engenhoso mistério para desvendar, recheado de ironia e crítica à corrupção política, social e religiosa, Crónicas do Lugar do Povo mais Feliz da Terra é um murro na mesa contra os abusos de poder, dado por Wole Soyinka, um dos mais aguerridos ativistas políticos em África e um gigante da literatura mundial. Nas palavras do The Guardian: «Este é o grande romance de Soyinka, a sua vingança contra a insanidade da classe dirigente de um país e uma das mais chocantes crónicas sobre uma nação africana do século XXI.» Uma Nigéria de invenção, podre de ganância e corrupção, é o cenário deste quinto título da Coleção Contemporânea.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 22 de setembro de 2022.
SOBRE O LIVRO
Crónicas do Lugar do Povo Mais Feliz da Terra
Numa Nigéria imaginada, um astuto empreendedor prospera vendendo partes de corpos para serem usadas em rituais. Quando o cirurgião Kighare Menka se apercebe de que o hospital onde trabalha se encontra no centro do fornecimento, decide-se a travar o macabro negócio. Recorre para isso ao seu antigo colega de escola, hoje um engenheiro reputado e bem-relacionado, Duyole Pitan-Payne, que está prestes a aceitar uma posição nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Mas o caminho das investigações vê-se tragicamente barrado. Nem o doutor Menka nem Pitan-Payne imaginam quão próximo e quão poderoso é o inimigo que os ronda; e qual a extensão da teia que os circunda.
Título: Crónicas do Lugar do Povo Mais Feliz da Terra
Autor: Wole Soyinka
Tradução: J. Teixeira de Aguilar
N.º de Páginas: 544
PVP: 22,00€
Coleção: Contemporânea
Ver primeiras páginas
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Sátira mordente que olha para a corrupção numa Nigéria contemporânea imaginária, Crónicas é também um intrigante e divertido whodunit […] Uma história brilhante que põe em jogo política, corrupção e religião desde os primeiros capítulos. A linguagem sumptuosa e elegante de Soyinka sai realçada.»
Publishers Weekly
«Uma meditação extravagantemente satírica, jovialmente irreverente e inventiva sobre como o poder e a ganância podem corromper a alma de uma nação.»
Book Culture
«Um jogo de palavras magistral e alusões subtis marcam este muito aguardado regresso à ficção.»
Kirkus Reviews
«A escrita é só por si uma maravilha e uma coda perfeita para a carreira deste grande escritor.»
New York Journal of Books
«Um pensador brilhante.»
Los Angeles Times
SOBRE O AUTOR
Wole Soyinka
Nasceu em Abeokuta, na Nigéria, em 1934, e é romancista, dramaturgo e poeta. Destacam-se da sua obra Os Intérpretes, o seu romance de estreia, publicado em 1965, e a peça Death and the King’s Horseman, originalmente interpretada em 1976. Soyinka foi o primeiro africano negro a ser distinguido com o Prémio Nobel de Literatura, em 1986. Por duas vezes preso na Nigéria, por oposição ao governo, Soyinka tem sido um incansável ativista político, defensor da democracia nigeriana.