"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro das Artes José de Guimarães vai "esvaziar" as reservas para as expor ao público

A exposição “1.128 Objetos” é um “projeto algo ambicioso”, classifica a diretora artística do CIAJG, Marta Mestre. As exposições ficam patentes até 26 de fevereiro de 2023.

Foto: Facebook do CIAJG


O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, vai “esvaziar” as reservas para as mostrar, na íntegra, ao público, numa exposição que adota o título do número de peças a expor: “1.128 objetos”.

“Vamos esvaziar as reservas do CIAJG e a coleção toda sobe ao piso 1”, afirmou Marta Mestre, durante uma apresentação para a imprensa da programação do próximo quadrimestre da cooperativa.

Na prática, trata-se da totalidade das peças reunidas pelo CIAJG ao abrigo da cedência, em regime de comodato, pelo artista José de Guimarães, que “vai agora poder ser vista em toda a sua extensão”.

“A exposição ocupa a totalidade do primeiro piso e a sua montagem é deliberadamente experimental, procurando fluidez entre as ‘reservas’ e as salas de exposição”, pode ler-se no programa daquele espaço museológico.

Como recorda a página do centro, "a coleção do CIAJG é composta por um conjunto de obras do artista José de Guimarães, assim como por arte africana, arte pré-colombiana e arte antiga chinesa, selecionadas pelo artista. No total, o acervo do CIAJG é composto por 1.128 objetos, entre cerâmica, escultura, desenho, instalação, têxtil, pintura, pintura e artes gráficas".

A inauguração acontece no dia 08 de outubro, dia em que também vão ser abertas mostras pela espanhola Sara Ramo, André Tavares e Ivo Poças Martins, para além de “Things in motion”, de Pedro Huet, Darks Miranda, Mariana Caló e Francisco Queimada, entre outros.

“Things in motion” é um “arquivo de imagens fixas e de imagens em movimento que enfatiza as relações cruzadas entre o surrealismo, a etnografia, a arte contemporânea, o Carnaval e o colonialismo”, ficando distribuído ao longo da exposição “Heteróclitos 1.128 objetos”.


Lusa / Renascença | 7 de setembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,553