"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro da Trindade dá vida à história de Anne Frank

Estreia esta quinta-feira uma peça repleta de esperança no Teatro da Trindade. A vida da jovem Anne Frank vai ser representada em palco.


A vida da jovem Anne Frank, cujo diário continua a ser um dos livros mais vendidos do mundo, estará em cena a partir de quinta-feira, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Encenada por Marco Medeiros, a peça "O Diário de Anne Frank", de Frances Goodrich e Albert Hackett, tem Beatriz Frazão no papel da alemã de origem judaica que viveu escondida dos nazis durante dois anos, relatando o seu desafiante quotidiano.

Anne Frank tornou-se uma figura reconhecida depois da divulgação do seu diário, pelo pai, único sobrevivente da família perseguida pelos nazis, que, entre 1941 e 1945, mataram mais de seis milhões de judeus.

O seu maior objetivo, na reconstrução desta história em palco, foi "o sentido de alerta, e, por isso, o que regrou, foi uma enorme responsabilidade pelo tema".

No diário, a jovem descreve o período em que sobreviveu à perseguição nazi - que aniquilou judeus, ciganos, deficientes, homossexuais e opositores políticos - deixando um testemunho de resiliência e esperança que continua a inspirar gerações até à atualidade.

Na construção da peça, o encenador tentou "passar a maior crueza, sem artifícios", e quando os usa, "são propositados, para contrastar, porque muitas vezes apoia-se a esperança em romancear, em pôr rodriguinhos, artifícios", em algo que deve servir de alerta "com a maior crueza".

Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, o "Diário de Anne Frank" foi publicado pela primeira vez em 1947, revelando ao mundo o quotidiano de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, durante a ocupação nazi em Amesterdão.

"A esperança é o que alimenta os nossos jovens e crianças para combater a ignorância humana, que mantivemos", reiterou o encenador, que junta em palco Anabela Moreira, Carla Chambel, Catarina Couto Sousa, Diogo Mesquita, João Bettencourt, João Reis, Paulo Pinto, Rita Tristão da Silva e Romeu Vala.

Do medo dessa altura, Marco Medeiros faz a ponte com o medo atual da guerra que decorre na Ucrânia, invadida pela Rússia: "É preciso coragem para enfrentar estes tempos", sustenta.

"Ainda há temas como o das raças que incentivam batalhas, em pleno século XXI. Será que não evoluímos?", questiona o encenador.

"O Diário de Anne Frank" estreia-se na quinta-feira, às 21h00, resultado de uma produção do Teatro da Trindade INATEL e estará em cena até 13 de novembro, de quarta-feira a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h30.

Na quarta-feira decorrerá um ensaio solidário, cuja receita reverterá na integra para a associação Padrinhos do Mundo.


Lusa / Renascença | 6 de setembro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,260