"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Identidade, história e segredos: os ingredientes de "Bolo Negro"

Charmaine Wilkerson estreia-se com uma saga familiar que cruza o tempo e a geografia.


A Porto Editora publica Bolo Negro, romance de estreia da norte-americana Charmaine Wilkerson. Com a diáspora africana pós-colonial do século XX como cenário, a saga de uma família américo-caribenha é o ponto de partida para esta delicada exploração das questões de identidade racial, pessoal e social.

Byron e Benedetta são dois irmãos na casa dos 30. Ele, mais velho e mais ambicioso, é um famoso oceanógrafo e personalidade televisiva. Ela deixou a faculdade, saltita de emprego em emprego, e é a eterna desilusão da família. A vida separa-os e somam oito anos sem se verem. O reencontro é forçado pela morte da mãe, Eleanor. Quando finalmente se sentam à mesma mesa percebem que a mãe lhes destinou instruções concretas: deverão ouvir uma longa gravação da própria, repleta de revelações e, quando chegar a “altura certa”, partilhar o bolo negro que lhes deixa.

Bestseller do The New York Times, vendido para 15 países, destacado por Barack Obama na sua influente lista de leituras de verão e escolhido como melhor de livro de 2022 por meios como Cosmopolitan, Grazia, Stylist, BBC News e Daily Mail, este romance de estreia de Charmaine Wilkerson está já em adaptação para televisão pela mão de Oprah Winfrey.

SOBRE O LIVRO
Bolo Negro
Os irmãos Byron e Benedetta não se veem há oito anos, mas a súbita morte da mãe obriga-os sentarem-se finalmente à mesma mesa. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar «na altura certa».

Para além do bolo, uma homenagem às origens caribenhas da família, há ainda uma longa gravação áudio que abre com uma revelação impensável: Byron e Benedetta têm uma irmã.

Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos que a mãe quer agora, depois de morta, revelar, na esperança de emendar alguns erros do passado.

Nesta estreia surpreendentemente madura, Charmaine Wilkerson explora com fina sensibilidade as questões difíceis da identidade pessoal e social, numa saga familiar intensa, que cruza o tempo e a geografia, fazendo-nos acreditar que é sempre possível regressar a casa.

Bestseller do The New York Times em adaptação para a televisão por Oprah Winfrey.

Ver primeiras páginas 

Título: Bolo Negro
Autora: Charmaine Wilkerson
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 404
PVP: 19,90€ 

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Bolo Negro» é um romance de personagem, uma história multigeracional feita para se saborear… Provocadora e pungente.
Time

Wilkerson explora as nuances da identidade racial e da traição num romance poderoso.
Vogue

Trabalhado com delicadas intenções e entretecido numa mistura de perspetivas.
Vulture

Wilkerson usa a história extraordinária de uma família américo-caribenha para perscrutar questões de identidade e refletir sobre como as vidas que vivemos e as escolhas que fazemos deixam um “rasto de potenciais consequências” que passam de geração em geração.
Booklist

Uma estreia refrescante sobre laços fraternos e uma história familiar escondida.
Glamour

SOBRE A AUTORA
Charmaine Wilkerson

É uma autora norte-americana que viveu na Jamaica e reside em Itália. Com formação pela Barnard College e pela Stanford University, foi jornalista e viu vários dos seus contos publicados em revistas e antologias da especialidade. Este é o seu primeiro romance. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,005,544