"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Ruy Cinatti «Senhor da Chuva»

Ruy Cinatti «Senhor da Chuva» é a nova obra de Mara Bernardes de Sá, que descreve a ligação do poeta a Timor-Leste, recorrendo a testemunhas e a pinturas de Bosco Alves. 
 


Porque é que a história do poeta Ruy Cinatti se confunde com Timor-Leste? Em Ruy Cinatti «Senhor da Chuva», Mara Bernardes de Sá vai à procura dessa resposta, com o auxílio de Peter Stilwell, que escreve o prefácio, com testemunhos, entre os quais de Cornélio Ximenes «Maunana», e as pinturas de Bosco Alves, feitas especialmente para este livro. «É mais um ponto de partida para descobrir Cinatti, um tributo», disse a autora em entrevista à Lusa.

Ao longo das páginas, a autora retrata a vida cronologicamente nos vários momentos da vida de Ruy Cinatti, como os pactos de sangue que selou com duas famílias de chefes tradicionais timorenses e como Sophia de Mello Breyner Andresen o descreveu.

O livro já se encontra à venda em exclusivo na WOOK.pt.

Ruy Cinatti nasceu em Londres, a 8 de março de 1915. Em criança veio para Lisboa e formou-se em Agronomia. Foi meteorologista, secretário do Governador de Timor, chefe dos serviços agronómicos no mesmo território e investigador da Junta de Investigação do Ultramar. Doutorou-se em 1961 na Universidade de Oxford, em Antropologia Social e Etnografia. Foi cofundador, em 1940, de Os Cadernos de Poesia, e em 1942 da revista Aventura. Recebeu diversos prémios pela sua obra poética, entre eles o Prémio Nacional de Poesia, em 1968. Faleceu em Lisboa, a 12 de outubro de 1986.

SOBRE OS AUTORES 


Mara Bernardes de Sá
Nasceu em Chaves a 21 de abril de 1976 é agente cultural em Timor-Leste desde 2005 e membro do Conselho da Sala de Leitura Xanana Gusmão desde 2011. Participação na primeira publicação de poemas da antologia Mouth Ogres editada por Oxmarket Press, frinch Festival e University College Chichester em 1999; Redação de textos sobre Timor-Leste integrados nos livros Timor Ruguranga e Olhares que falam . Edição de autor de livros infantis Abraçar o Mundo, Menino Nuvem e Nascer num novo mundo.

Bosco Alves
Nasceu em Dili, Timor-Leste a 26 de março de 1965. A primeira exposição foi em 2000, tendo feito exposições em Timor-Leste, S. Tomé e Príncipe, Austrália e continua a expor em Timor-Leste. Participou como ilustrador no livro Contos Tradicionais da CPLP, representando Timor-Leste numa equipa de artistas de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

SOBRE O LIVRO 
Título: Ruy Cinatti «Senhor da Chuva»
Autora: Mara Bernardes de Sá
Pintura: Bosco Alves
Páginas: 32
PVP: 9,90€ 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,335