"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Açores recebe grandes nomes da música nacional e internacional

O 17.º Festival Internacional dos Açores vai ter as atuações de Pavel Gomziacov, Isabel Vaz e Vasco Dantas, Adriano Jordão, João Santos, Young-Choon Park, Zoran Imsirovic e Gulsin Onay.
 

© Festival Açores

 

A 17ª edição do Festival Internacional dos Açores vai realizar-se de 30 de agosto a 4 de setembro e terá em palco nomes como Pavel Gomziacov, Isabel Vaz e Vasco Dantas, Adriano Jordão, João Santos, Young-Choon Park, Zoran Imsirovic e Gulsin Onay.

O festival junta a este cartaz, as riquezas históricas, gastronómicas e paisagísticas da região, numa altura em que se comemora o centenário do nascimento de José Saramago, sendo esta a principal novidade, uma vez que também o escritor apreciava o violoncelo, afinal na obra "As intermitências da Morte", deu protagonismo literário a este instrumento.

Tiago Nunes, Diretor Artístico do Festival Internacional dos Açores, afirma que "a sua obra [de Saramago] está imbuída de musicalidade, tanto metafórica como real. Este festival pretende, também, sensibilizar para essa circunstância".

O diretor artístico destaca desta edição o recital magistral da pianista Gulsin Onay, que interpreta Chopin "de forma única e aclamada".

Como maiores dificuldades, Tiago Nunes considera que devido às restrições dos últimos dois anos devido à pandemia algum público deixou de frequentar espetáculos. "A conjuntura económica impõe barreiras a que o ecossistema local possa ter estabilidade para contribuir de forma mais ativa para o âmbito cultural e artístico. Temos tido experiências muito positivas noutros eventos e percebemos o impacto que estas ações têm nas comunidades."

Para a edição de 2022 os organizadores recomendam que as pessoas usem os canais digitais para fazer as reservas de lugares, que façam distanciamento à entrada e que pratiquem as medidas sanitárias que considerem necessárias.

Relativamente ao número de visitantes, Tiago Nunes diz ao DN que é possível que haver público composto por portugueses e estrangeiros e a ideia da organização do festival é permitir que "vários tipos de público se encontrem e tenham chance de usufruir dos eventos". "A música clássica é uma linguagem universal e inclusiva", diz.

O programa da edição de 2022, em simultâneo com o património natural e edificado das ilhas de São Miguel e Terceira, conta também com atividades complementares tais como masterclasses e atividades de sensibilização e valorização da herança natural e cultural açoriana, alertando para a sustentabilidade ambiental.

A 17ª edição do Festival Internacional dos Açores, encerra com um espetáculo a favor da UNICEF Portugal, protagonizado pela pianista Gusin Onay, Embaixadora da Boa Vontade desta instituição na Turquia.

Para Luísa Motta, diretora de Marketing e Fundraising da UNICEF Portugal, "esta é uma iniciativa solidária que espelha o papel que a cultura pode ter".

O Festival Internacional dos Açores nasceu no Oceano Atlântico e após o grande terramoto de 1980, que quase destruiu a cidade de Angra do Heroísmo. Jorge Forjaz, o então diretor regional de Arte Cultural dos Açores, concentrou esforços no reconhecimento cultural e histórico da ilha e da cidade que mais tarde se tornou Património UNESCO da Humanidade.

Em 1984, em conjunto com Adriano Jordão, criou na ilha de S. Miguel, o Festival Internacional dos Açores, de maneira a alimentar a onda de dinamização cultural e património insular, levando ao Teatro S. Micaelense, a soprano Teresa Berganza, à qual se seguiram alguns dos maiores nomes da música: Alicia de Larrocha, Moura Lympany, Lleana Cotrubas, entre outros.


por Andreia Lopes, in Diário de Notícias | 22 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,019