"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Beja volta a ser a “cidade dos contos”

Com curadoria de Jorge Serafim, o encontro tem como tema central “O poder da palavra”, e pretende isso mesmo: celebrar a palavra contada da tradição oral, dando voz aos contadores que partilham, um pouco por todo o lado, os contos tradicionais provenientes dos quatro cantos do mundo.
 

No Mercadinho Andarilho, há propostas para levar para casa. Foto: CMB

 

A Festa da Palavra Contada – Palavras Andarilhas está de regresso ao Jardim Público da capital do baixo Alentejo, entre 26 e 28 de agosto.

Depois de uma interrupção de dois anos por causa da pandemia, a Câmara Municipal de Beja, através da sua biblioteca, retoma a organização da Festa da Palavra Contada – Palavras Andarilhas.

É a 16ª edição de um evento que começou em 1998, com a periodicidade bienal, e que vai dar vida renovada ao Jardim Público de Beja, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Com curadoria de Jorge Serafim, o encontro tem como tema central “O poder da palavra”, e pretende isso mesmo: celebrar a palavra contada da tradição oral, dando voz aos contadores que partilham, um pouco por todo o lado, os contos tradicionais provenientes dos quatro cantos do mundo.

Segundo o município alentejano, numa nota enviada à Renascença, o festival que arranca já esta sexta-feira, conta com um vasto programa que integra, por exemplo, “noites de conto, pôr-do-sol de contos, contos sem fim, conferências sobra o futuro da palavra, narração oral, a oralidade, a ruralidade, as crianças e a leitura”, bem como outras atividades para pais e filhos.

Destaque também para as oficinas de capacitação para mediadores de leitura, que mais não são do que “momentos para pensar sobre a prática e o saber fazer, desde a arte de contar e escrever até à ‘biblioterapia’, passando pela Feira dos Livreiros e pelo Mercadinho Andarilho”, onde é possível encontrar propostas de leitura que podem ser levadas para casa.

“Venha fazer a Festa da Palavra Contada, é o convite da autarquia bejense, à participação do evento que tem acesso livre e gratuito para todas as atividades que decorrem no jardim. Apenas é necessária inscrição para as oficinas e para obtenção do certificado.


Um festival para todas as idades. Foto: CMB

Esta 16ª edição do Palavras Andarilhas tem inauguração marcada para dia 26, às 10h00, junto ao Coreto do Jardim Público.

Neste primeiro dia, destaque para a conferência “A Palavra, que Futuro?”, no auditório do Coreto, às 18h30, com Eduardo Sá, Afonso Cruz e Ana Daniela Soares, com moderação de Jorge Serafim.

A partir das 21h30, pode participar na Noite de Contos, no mesmo local, com Priscila Camargo, Soledad Felloza, Cristina Taquelim, Matia Losego e Paulo Condessa.

No dia 27 de agosto, referência para as conferências “Ruralidade e Oralidades”, com Jorge Bacelar e José Barbieri, moderada por Bru Junça e “Contos: simbolismos para o século XXI”, com Ernesto Rodriguez Abad, Paulo Correia, Luís Correia Carmelo, com moderação de Tâmara Bezerra.

O dia fica marcado por oficinas, na Casa do Salvador e no Seminário diocesano de Beja, com inscrição prévia. A fechar, a “Noite de Contos”, com Luís Correia Carmelo, Martha Escudero, Patrícia Amaral, Ernesto Rodriguez Abad e Fernando Pardal, e Serafim.

O dia de encerramento do festival é preenchido com oficinas e conferências e, a finalizar a edição, o “Pôr-do-Sol de Contos”, com Tâmara Bezerra, Bru Junça e Bruno Batista.


O jardim de Beja, palco do Festival da Palavra Contada. Foto: CMB


por Rosário Silva, in Renascença | 24 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,748,900